USO DE MÁSCARAS: Governo confiante na efectividade da medida


O Ministério dos Transportes e Comunicações assegura que vai fazer cumprir a obrigatoriedade do respeito da lotação dos autocarros e do uso de máscaras pelos utentes do transporte público e privado de passageiros, no quadro das medidas reforçadas de prevenção da Covid-19 aprovadas esta quarta-feira pelo Conselho de Ministros.

A estratégia, segundo o director nacional dos Transportes e Segurança, será articular com os operadores, utentes e gestores dos terminais, de modo que todos estejam alinhados no objectivo. Falando ontem à Televisão de Moçambique, Cláudio Zunguze explicou que numa primeira fase o trabalho terá como foco a sensibilização para o cumprimento das medidas de protecção do novo coronavírus e do protocolo de gestão de risco de infecções. 

Zunguze reagia às alterações aprovadas na semana passada pelo Governo, que introduzem a obrigatoriedade do uso de máscaras de protecção do nariz e da boca nos transportes públicos e privados e nos lugares públicos, bem como a autorização da circulação de moto-táxis, desde que os utentes estejam equipados com máscaras de protecção.

Entende que estas modificações vão permitir maior mobilidade de pessoas e bens em todo o país pois, segundo ele, os transportadores já podem realizar as suas actividades carregando até àlotação máxima, contra a anterior situação em que apenas poderiam carregar até um terço da sua capacidade.

Segundo Zunguze, a nova disposição vai permitir que o sistema de transportes possa melhorar o seu desempenho, numa altura em que se nota uma demanda destes serviços.

Contudo, reiterou a necessidade de os cidadãos não só usarem máscaras como também observarem outras medidas de prevenção da Covid-19, a exemplo da lavagem frequente das mãos com água e sabão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM