MISAU projecta montar 4 mil tendas para atendimento de casos de febres e tosse

O Ministério da Saúde (MISAU) projecta montar quatro mil tendas em todo o país para o atendimento de casos de febres e tosse nas comunidades.
Pretende-se com a iniciativa assegurar a detenção de sinais e sintomas da doença nas comunidades.
A informação foi partilhada, este sábado, no Programa “Linha Directa” da Rádio Moçambique pelo director nacional de Assistência Médica, Ussene Issa.
“ Criamos tendas ao nível das comunidades, lá, vamos colocar nestas tendas que é o chamado cantinho da tosse e da febre. Porque os primeiros sinais são esses, que é tosse febre, é o primeiro sinal que está lá. Então a pessoa que tiver tosse e febre já vai saber que eu tenho que ir para aquela tenda. O objectivo disto é evitar, por exemplo, que o indivíduo com tosse e febre possa se misturar com os outros e, porque os serviços de saúde não param, tem lá um operacional para poder atender. Estamos a implementar este processo, como sabe, já iniciamos com um país enorme. Nós temos cerca de mil e setecentos hospitais no país  e então, tudo isto tem que ver de forma gradual, porque pressupõe logística mas os colegas estão no tereno a trabalhar.
 Ussene Issa disse ainda que o Ministério da Saúde já rastreou em todo o país cerca de quatrocentas mil pessoas e submeteu mais de seis mil a quarentena, no âmbito da prevenção do COVID-19. (RM)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM