Covid-19: Moçambique dispõe de plataforma WhatsApp para informação e prevenção




O Ministério da Saúde (MISAU) lançou, no último sábado, uma plataforma electrónica de Comunicação e Informação sobre a pandemia da COVID-19, designada WhatsApp Fica Atento.

Através da mesma é possível obter informação diversificada sobre o Coronavírus no país, desde as estatísticas mais recentes da doença, métodos de prevenção, resposta às perguntas frequentes, conselhos, notícias, incluindo sistema de auto-avaliação de risco de contaminação pelo Coronavírus.

Trata-se de um instrumento enquadrado na iniciativa “FICA ATENTO", desenvolvido pelo Instituto Nacional da Saúde, com apoio da Clinton Health Access Iniciative e a Praekelt Foundation, com o objectivo de fornecer informação diversificada sobre a COVID-19 numa base mais rápida e interactiva.

O cidadão pode aceder à nova plataforma WhatsApp Fica Atento enviando o texto “Oi” ou “Ola” para o número (+258) 84 331 872 7. Pode ainda aceder à plataforma através do link https://wa.me/258843318727?text=Ola

Na mesma plataforma, está inclusa a ferramenta digital para auto-avaliação de Risco de contaminação pela Covid-19. O instrumento, que está disponível através do link www.riscocovid19.misau.gov.mz, resulta de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Autoridade Reguladora de Comunicações (ARECOM), o INAGE e o Grupo COVID19hackMz, viabilizada através da empresa UX, com apoio da Price Water Coopers.

Esta ferramenta, acessível por computador ou telemóvel, visa complementar as medidas de distanciamento social em curso, permitindo que os cidadãos, ainda que em situação de confinamento, em caso de necessidade, possam fazer a auto-avaliação do seu estado de saúde em relação à infecção por Coronavírus.

Falando no acto do lançamento da plataforma, a directora nacional de Saúde Pública no MISAU, Rosa Marlene, durante a Conferência de Imprensa de Actualização Diária de Dados sobre o Coronavírus, explicou que os dados que forem recolhidos através da plataforma vão servir para que as autoridades identifiquem as zonas de risco de propagação da doença no país, o que poderá melhorar a capacidade de resposta das autoridades sanitárias.

“Os usuários desta plataforma serão acompanhados pelos profissionais de saúde sem precisar sair de casa”, afirmou Rosa Marlene, adicionando que, além desta iniciativa, há outras plataformas informativas sobre a covid-19 que estão a ser adoptadas pelo Governo moçambicano, nomeadamente as linhas verdes Aló Vida, Pensa, e outras que, para além de informar, permitem que os utentes interajam com clínicos e obtenham assistência médica a partir de casa. (RM)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM