PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: Especialistas chineses partilham experiência com Moçambique

Depois de ter lidado com a pandemia do COVID com sucesso, a China sente-se mais confortável e confiante em passar a sua experiência a outros países.

Foi neste âmbito que médicos especialistas do Hospital da China Ocidental da Universidade de Sichuan e do Hospital Central de Maputo, sentaram-se a mesma mesa na semana passada, (03/04), para uma capacitação "on-line", onde por meio de vídeo conferencia, aquele país asiático, partilhou a sua experiência de diagnostico e tratamento, da doença, que já vitimou varias pessoas e continua a criar luto em muitas famílias em vários países.

Falando na ocasião, Liu Lunxu, Vice-presidente do Hospital da China Ocidental da Universidade de Sichuan explicou como o seu país conseguiu superar o problema e como Moçambique pode aprender com a experiência.

“A China tomou medidas fortes de prevenção e controlo desta pandemia que ajudou a conter e a superar rápido o problema e julgamos que Moçambique pode aprender com esta experiência daí que achamos pertinente a realização desta formação, para transmitir conhecimentos que possam ajudar os Médicos Moçambicanos a dar melhor resposta a pandemia.”

O conhecimento partilhado pela China durante duas horas, foi considerado proveitoso pelas autoridades moçambicanas.

“Esta foi uma boa oportunidade para os profissionais de saúde do HCM melhorarem o conhecimento que têm sobre o covid-19 e com este intercâmbio, nos sentimos melhor preparados para em caso de necessidade darmos melhor resposta. Com a China temos relações que duram a bastante tempo e sente-se a sua forte presença nas diversas áreas de prestação de serviços e de especialidade, tais como cirurgia, urologia, medicina tradicional chinesa, anestesia, ginecologia e obstetrícia, que têm estado a registar muitas melhorias". Explicou Mouzinho Saíde, Director Geral do HCM.

Para alem do diagnostico e tratamento da doença, os dois lados discutiram questões ligadas a biossegurança das salas de atendimento, gestão das áreas de isolamento e protecção das equipes de saúde nas unidades de terapia intensiva.

E para ajudar a vencer a batalha contra a COVID-19, mais programas de formação estão previstos para os próximos dias, numa altura em que o nosso país está em emergência e regista 17 casos de infecção com um recuperado. (HCM-DCI)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM