OMS condena sugestões racistas de que África sirva como campo de testes da COVID-19

OMS decidiu estender a recomendação do uso de máscaras para todas ...

O comentário da semana passada de alguns cientistas segundo o qual, o campo de teste para novas vacinas devia ser em África provocou alvoroço e desconforto em muitos países principalmente os do velho continente.

Do lado da Organização Mundial da Saúde (OMS), a resposta não tardou e veio do topo.

"Sinceramente, fiquei tão chocado. Isso ocorre numa altura em que disse que precisávamos de solidariedade, este tipo de comentário racista não ajuda, vai contra a solidariedade. África não pode e não será um campo de teste de vacina alguma. Vamos todos seguir as regras de teste de qualquer vacina ou terapia em todo mundo, usando as mesmas regras seja na Europa ou África ou qualquer lugar. Usaremos o mesmo protocolo e se for necessário ser testado noutro lugar, trataremos os seres humanos da mesma maneira. A ressaca duma mentalidade colonialista deve acabar, e a OMS não vai permitir isso. Foi uma desgraça e um choque ouvir em pleno séc. XXI dos cientistas este tipo de comentário. E nós condenamos isso com veemência, e asseguramos que isso não vai acontecer em áfrica, nem vai acontecer em qualquer lugar do país”.

Assim reagia #Tedros_Adhanom Director-geral da OMS perante o que considerou declarações racistas de dois cientistas que numa televisão francesa disseram que as primeiras vacinas contra a pandemia #COVID-19 deviam ser testadas em África.

Recorde-se que até ao momento, não existe uma vacina específica e as previsões indicam para um ano.

No entanto, mais de 70 países estão envolvidos em investigações para descobrir o tratamento do coronavírus. (HCM-DCI)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM