“Paz e estabilidade, fundamentais para a atracção de investimentos”, afirma PR



O Presidente da República, Filipe Nyusi, reiterou esta segunda-feira, em Londres, que a paz e estabilidade são fundamentais para a atracção de mais investimentos para o país. 

O Chefe do Estado moçambicano falava durante o Painel sobre "Oportunidades de Crescimento em África" no quadro da Cimeira de Investimento Reino Unido-África, que teve lugar esta segunda-feira, em Londres.

Na ocasião o Chefe do Estado moçambicano falou das estratégias adoptadas pelo governo moçambicano para a atracção de mais investimentos para o país desde a redução da burocracia, corrupção e riscos financeiros.

O Presidente Nyusi falou também das políticas macroeconómicas adoptadas pelo governo moçambicano, bem como a gestão da dívida e dos riscos financeiros. 

O painel em que participou o Chefe do Estado moçambicano aconteceu na segunda e última parte dos trabalhos da Cimeira de Investimento Reino Unido-África, realizada aqui em Londres.
Recorde-se que na abertura da Cimeira o Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson disse que o seu país ambiciona ser o maior investidor estrangeiro em África entre os membros do G7, até 2022.

Boris Johnson sublinhou na ocasião que o Reino Unido é um parceiro de hoje, e das próximas décadas.

“Nós também somos o parceiro de hoje, de amanhã e das próximas décadas. Porque a verdade é que, em 2020, o Reino Unido é o melhor balcão único para a ambiciosa e crescente economia internacional.
Nós temos a tecnologia de todos os tipos e temos de longe o maior sector de tecnologia do mundo, duas ou três vezes maior que nossos rivais, e isso funciona em sinergia com o sector de ensino superior.
Temos as melhores universidades do mundo que estão abertas para os melhores e mais brilhantes alunos de todas as partes de África”.

A Cimeira, organizada pelo governo britânico, reuniu vários Chefes de Estado africanos, empresários e instituições internacionais, sendo que o objectivo foi de criar novas parcerias que oferecerão mais investimentos e empregos de qualidade em África e no Reino Unido.
Entretanto, à margem da Cimeira que encerra ainda esta segunda-feira, o Presidente da República manteve encontros separados com o Principe Harry da Inglaterra, com o Ministro para o Investimento britânico e com o Primeiro-ministro das Maurícias.

Hoje, de acordo com a agenda presidencial, o Presidente Nyusi vai presidir a mesa redonda sobre Moçambique, cujo pano de fundo é a agricultura. (RM-Londres)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desenvolvimento Turístico e Cultural em Niassa Recebe Atenção da Direção Provincial de Cultura e Turismo

Sala de sessões da Assembleia Municipal de Lichinga conta com novos apetrechos

Frelimo quer reforçar prevenção e combate à corrupção