Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologias galvaniza instalação de sistemas de aquecimento solar de água

A Tecnologia Solar Térmica, constitui pilar para a implementação de estratégias rumo à utilização das energias sustentáveis, em particular a energia solar em Moçambique. Com efeito, a Empresa Nacional de Parque de Ciência e Tecnologia, E.P (ENPCT, E.P) galvanizou a instalação de três sistemas de aquecimento de água usando, dos quais dois têm capacidade de 1.000 litros de armazenagem de água quente.

Esta informação foi avançada pelo Presidente do Conselho de Administração da ENPCT, E.P, Julião Cumbane, durante a formação de 30 peritos e profissionais em Tecnologia Solar Térmica, em matéria de Sistemas de aquecimento solar de água, havida recentemente em Maluana, distrito da Manhiça, província de Maputo.

Como avança o titular da ENPCT, E.P, foram instalados dois sistemas de armazenamento de água quente com capacidade de 1000 litros cada, no hospital de reabilitação Psico -social das Mahotas, na cidade de Maputo e o outro, no Centro de Saúde de Ddlavela, na província de Maputo.  O terceiro serve uma residência de 20 seminaristas, localizada no bairro de Micadjuine na cidade de Maputo.

Num outro desenvolvimento, Cumbane referiu que nos últimos anos, a comunidade moçambicana tem entendido o aproveitamento de energia solar na vertente dos sistemas fotovoltaicos e térmicos.

Recorde que a iniciativa se insere no âmbito do projecto “Solar Thermical Training and Demonstration Initiative” (SOLTRAIN), que vai na sua quarta fase de implementação, cujo objectivo é prover acesso a fontes de energia limpa, tendo como foco a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

O Projecto visa o estabelecimento de estratégias de aproveitamento de energia solar em 6 países seleccionados da SADC, nomeadamente, África do Sul, Namíbia, Zimbabwe, Moçambique, Botswana e Lesotho. De forma geral, a ideia de fundo é contribuir para a redução do uso de fontes primárias comerciais de energia (hídrica, eólica, biomassa, etc.) por sistemas solares no aquecimento de fluidos (água e ar sobretudo). Num futuro não muito distante, embarcaremos na tecnologia de processos de refrigeração.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desenvolvimento Turístico e Cultural em Niassa Recebe Atenção da Direção Provincial de Cultura e Turismo

Sala de sessões da Assembleia Municipal de Lichinga conta com novos apetrechos

Frelimo quer reforçar prevenção e combate à corrupção