Chefe do Estado insta governantes a serem proactivos para a solução dos problemas dos moçambicanos
O Presidente da República, Filipe Nyusi, insta os novos membros do governo, empossados no último sábado, a privilegiarem a participação inclusiva de todos segmentos da sociedade, na tomada de decisões e a cultura de prestação de contas.
Depois de empossar o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário e outros 17 Ministros, o Chefe do Estado pediu proactividade aos governantes, para a solução dos problemas dos moçambicanos.
"Em geral, o dirigente proactivo desenvolve habilidades para perceber um problema logo no seu início, ou antes que aconteça, o que lhe permite agir com rapidez para solucionar uma situação em pouco tempo. Ser servidores públicos é conseguir antecipar-se na resolução de problemas. Um dirigente superior não pode ficar a espera de orientações superiores para resolver problemas do povo, pois as balizas de actuação já foram estabelecidas. Vós fostes indicados por tendes capacidade de encontrar soluções sustentáveis que não contrariem a lei.
Um dirigente do vosso nível não deve nunca vergar perante os desafios, deve sim, comunicar ao seu superior hierárquico que já os resolveu com a criatividade que lhe é característica. Neste ciclo, não encorajamos dirigentes individualmente brilhantes.
O nosso modus operandi é o brio de toda a equipa. Quem deve brilhar é o governo como todo, vocês aqui em conjunto. Por isso, é nossa obrigação criar as condições para que a nossa equipa seja sempre vitoriosa. Procurem comunicar-se e trocar informações na busca de soluções para o nosso povo. Apoiem-se intra e inter-institucionalmente, pois essa coesão permite a concentração de esforços na resolução de problemas dos moçambicanos e de forma mais harmoniosa. Procurem igualmente estimular os vossos colaboradores a libertar iniciativas e talentos em prol dos objectivos institucionais.
O chefe que teme o seu subordinado transmite a insegurança. Este não é um líder, e nós queremos que liderem as vossas equipas, motivando-as para o cumprimento da missão. Saibam ouvir os vossos colaboradores e merecer os vossos superiores, mas não tenham medo de tomar decisões com a clareza de que este comando não é sinónimo de anarquia ou de libertinagem" disse.
O Presidente da República desafiou os novos membros do governo a transformarem o manifesto eleitoral em Programa Quinquenal do Governo, no ciclo governativo que inicia.
Filipe Nyusi disse ainda que para alcançar os objectivos traçados, aos membros do governo, este sábado, empossados, exige-se que assumam os mais altos princípios da ética governativa.
Depois de ser empossado para um segundo mandato, como Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário disse que, pela frente, há muitos desafios.
Os desafios são muitos, o Presidente da República fez menção dos desafios que cada sector tem que ter, e nós cá estamos prontos para os desafios. Vamos honrar a confiança que o Chefe do Estado nos deu, com mais trabalho Estamos prontos para isso e pensamos que a população está expectante em relação ao trabalho a ser feito para que os compromisso eleitorais sejam cumpridos e nos temos uma equipa boa e pensamos que certamente vamos fazer o trabalho à altura das expectativas”, frisou o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, falando, este sábado, no Palácio da Ponta Vermelha, após ser empossado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
Fonte: Portal do Governo
Comentários
Enviar um comentário