SADC em acção coordenada para travar novo coronavírus


OS Estados-membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) concordam que só com uma acção coordenada entre si será possível viabilizar o objectivo comum de conter a propagação do novo coronavírus na região.

O Conselho de Ministros da organização reuniu-se ontem emteleconferência para concertar ideias sobre como melhorar o combate à pandemia do Covid-19, doença que, só em África, já atingiu trinta dos 54 países que integram o continente, com registo de uma vítima mortal. 

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, disse a jornalistas quea região está a adoptarvárias medidasno âmbito da prevenção da doença, uma das quais é o encerramento de algumas fronteiraspara facilitar o controlo da circulação de pessoas.

“A região está a coordenar esforços para evitar que a pandemia afecte drasticamente a economia,porque isso pode ser trágico para a vida das comunidades, que jáestãoa viver situações de pobreza”, disse Verónica Macamo, assegurando que os ministros  das áreaseconómicasda região já estãoa prestar atençãoa este aspecto.

A ministra explicou que o esforço da SADCéorientadopara fazer as pessoas entenderem as medidas de prevençãocomo as mais importantes para travar a entrada e propagação da doença.

A nívelnacional, Verónica Macamo explicou que também foram tomadas medidas importantes, assegurando que, em função dos desenvolvimentos que a doençafor tomando, o Governo poderá adoptar procedimentos adicionais para reduzir a vulnerabilidadedo país.

Saudou o ministro daSaúde, Armindo Tiago, e sua equipa, pelo importante trabalho que vem sendo desenvolvido pelo sector, que permitiu que até este momento nãohaja registo de nenhum caso deinfecção com o coronavírus em Moçambique.

Algunspaíses que partilham fronteira com Moçambique, nomeadamente a África do Sul, TanzaniaeSuazilândia, já reportaram casos de infecção com o novo coronavírus.

A reunião do Conselho de Ministros da SADC, que terminou ainda ontem, tinha oito pontos na agenda para debate, entre os quais a questão do novo coronavírus;o Programa 2050da organização;a avaliação das últimas decisõestomadas pelo Conselho Executivo; e os 40 anos da organização.

A SADC decidiu suspender todos os eventos e encontros programados até que a pandemia do coronavírus, que assola vários países do mundo,esteja normalizada e controlada.

Alternativamente, a organização está a recorreràteleconferência, videoconferência e outras plataformas parareuniões virtuais, de modo a manter o necessário diálogo e troca de informações, e consequente articulação em torno da agenda comum. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM