FADM lutam contra novo CORONAVÍRUS


MOÇAMBIQUE acaba de registar o primeiro caso do novo coronavírus. Como forma de continuar e evitar a eclosão desta pandemia no país, o sector da Defesa vai alocar mais tendas aos quartéis para descongestionar as chamadas “casernas”, locais onde dormem os soldados.

Além desta medida, o sector disse que vai reduzir o número de militares que fazem paradas durante alguns eventos, bem como reduzir o número de membros emreuniões.

Rosa Chambiche, da Direcção de Saúde Militar e responsável do sector de Higiene e Epidemiologia, disse ainda que se estão a identificar possíveis locais, nas unidades hospitalares de que o sector dispõe, para isolamento de possíveis casos que venham a ocorrer. Neste momento conta-se com o Hospital Militar de Maputo, Nampula, unidade sanitária em Metangula e outras.

Quanto aos equipamentos disponíveis, a fonte disse que receberam das autoridades da Saúde termómetros para fazer o rastreio dos cidadãos nos hospitais.

Ainda assim, Rosa Chambiche avançou que os instrumentos não são suficientes e, por isso, neste momento a Defesa está a fazer levantamento dos equipamentos e produtos necessários para responder a provável ocorrência da pandemia.

E porque o sector da Defesa trabalha em colaboração com alguns países, no dia 16 de Janeiro uma missão composta por 14 chineses chegou ao país. À sua chegada, a missão ficou em quarentena e, no fim, nenhum deles acusou coronavírus.

“Estamos sempre a fazer o acompanhamento da missão bem como de todos os militares”, acrescentou Chambiche.

Por outro lado, as Forças Armadas estão a intensificar a formação de equipas de saúde bem como promover palestras com vista a ensinar os militares quais são as formas de prevenir-se desta pandemia e ter conhecimento dos sintomas.

“Instruímos os militares a reforçarem a higiene pessoal, lavar sempre as mãos, bem como respeitar todas as medidas do Ministério da Saúde”, disse.

No final, a fonte disse que foram igualmente capacitados os profissionais de comunicação afectos à área militar para evitar a distorção de informações.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM