INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS: Alsácia Nhacumbe distinguida nos EUA



A investigadora moçambicana Alsácia Nhacumbe foi eleita “Cientista do ano 2020”, na categoria de Ciências Veterinárias, numa competição promovida pelo International Achievements Research Center (IARC), uma instituição sediada nos Estados Unidos da América.    
Para a escolha de Alsácia Nhacumbe, o júri avaliou o potencial e o histórico da  pesquisadora, assim como o valor científico e o impacto do seu trabalho no mundo moderno.
“As impressionantes realizações que tem demonstrado todos estes anos, juntamente com o seu compromisso com a excelêncialevou-nosa reconhecê-lacomo vencedora de2020, na categoria de CiênciasVeterinárias”, escreve o júri na carta de felicitação a que o “Notícias” teve acesso.
Como vencedorada competição que avaliou trabalhos de pesquisadores de todo o mundo nos últimos três anos,a investigadora ganha o direitode publicar os seusartigos científicosnasecção “International Tribune”no site oficial da IARC.  
O IARC, com sede na cidade de Chicago, Estado de Illinois, nos EUA, é uma organização que promove profissionais de todo mundo em áreas como ciência, educação, indústria, negócios e tecnologia. 
Alsácia Nhacumbeé Médica Veterinária formada em Ciências Veterinárias pela Medical University of Southern Africa (MEDUNSA), África do Sul, e pós-doutorada em Biologia Molecular pela Universidade Federal da Bahia, Brasil.
Liderou pesquisas em parasitologia no Instituto Nacional de Investigação Veterinária (INIVE), tendo também desempenhado a função de Directora Executiva do Fundo Nacional de Investigação (FNI).  
Actualmente é directora do Centro Nacional de Biotecnologia e Biociências (CNBB), uma instituição pública de investigação sob tutela do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional(MCTESTP), desde 2015.   
É ainda uma das duas cientistas moçambicanas cuja história foi publicada pela Rede de Academias de Ciências Africanas (NASAC), em 2017, num livro intitulado “Mulheres na Ciência-Histórias Inspiradoras de África”, para incentivar jovens a ingressarem em cursos de Ciências Naturais e Engenharia. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM