OTM-CS cancela preparativos para o Primeiro de Maio


A OTM-Central Sindical e CONSILMO cancelam os preparativos e celebrações do 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, em todo território nacional, devido a pandemia do COVID-19.

A decisão foi tomada no âmbito do cumprimento das medidas de prevenção do novo coronavírus, anunciadas pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

O anúncio do cancelamento, dos preparativos e das celebrações do 1º de Maio, foi feito esta segunda-feira, em Maputo, em conferência de imprensa, pelo Secretário-geral da OTM-Central Sindical, Alexandre Munguambe.

O Secretário-geral da OTM-Central Sindical apela ao reforço e observância rigorosa das medidas de higiene nos locais de trabalho, para que não sejam focos de transmissão da doença.

São medidas que incluem a suspensão do uso de alcoolímetro, vulgo bafómetro, e banhos colectivos nos locais de trabalho.

Alexandre Munguambe garantiu, entretanto, que as negociações em curso, entre os sindicatos, o governo e empregadores, sobre o reajustamento de salários, não serão interrompidas por conta desta pandemia.

A OTM Central Sindical e CONSILMO apelam para que nenhum trabalhador seja expulso do local de trabalho, por eventualmente ter sido infectado pelo coronavírus ou tenha que observar o período de quarentena, não se fazendo, por isso, ao serviço.

Alexandre Munguambe acrescentou que o Instituto Nacional de Segurança Social deverá a efectuar o pagamento de salários, caso as circunstâncias o exijam. (RM)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM