Parlamento iniciou primeira sessão da legislatura
A Assembleia da República (AR) iniciou na manhã de hoje, a primeira sessão extraordinária da nova legislatura do órgão, para a escolha de membros da Comissão Permanente e das comissões especializadas.
No seu discurso inaugural, a nova presidente do órgão, Esperança Bias, fez uma breve radiografia da situação do país, destacando a preocupação do parlamento em relação aos ataques de insurgentes na província de Cabo Delgado. Bias condenou as incursões criminosas dos malfeitores, e apelou a população para a denúncia dos suspeitos e autores dos ataques.
Desatacou os esforços do Governo para evitar que o coronavirus atinja Moçambique, e pediu apoio internacional para o controle da doença que já vitimou mais de duas mil pessoas em todo o mundo.
Referiu se também ao trabalho que o Executivo está a realizar para fazer face aos eventos extremos climáticos que tem estado a afectar o país, particularmente as cheias e inundações que ja causaram dezenas de mortes e milhares de pessoas deslocadas.
Após a sessão extraordinária, a nova Comissão Permanente da AR vai reunir-se para decidir as datas da primeira sessão ordinária, que deverá acontecer na primeira quinzena de Março.
A nova assembleia tomou posse em 13 de Janeiro e resulta das eleições gerais de 15 de outubro de 2019.
A Comissão Permanente conta com 17 membros, num parlamento com nove comissões especializadas.
Durante a reunião, serão ainda anunciados os nomes dos grupos de trabalho do órgão legislativo nacional.
A sessão de hoje acontece uma semana após a apresentação do parlamento aos novos deputados.
A Frelimo, conquistou uma maioria qualificada de 184 dos 250 assentos, a Renamo, 60, e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), seis.
A nova legislatura será a IX na história parlamentar de Moçambique, desde a independência, em 1975.
Comentários
Enviar um comentário