Nyusi alerta que má gestão escolar pode “deformar” alunos


Presidente de República proferiu esta quarta-feira uma aula de sapiência sobre gestão escolar na abertura do Seminário de Capacidade de Directores das Escolas Secundárias, que decorre desde ontem no distrito de Moamba, província de Maputo
Três semanas depois da abertura do ano lectivo 2020 e num contexto de busca permanente pelo melhoramento da qualidade da educação nas escolas públicas, o Presidente da República “sentou” ontem com os gestores escolares das províncias de Inhambane, Gaza, Maputo cidade e província para falar dos problemas e possíveis soluções para aprimorar a forma como as escolas são geridas.  
No distrito da Moamba, província de Maputo e perante 273 directores de escolas secundárias da região, quadros do sector e outros ministérios, Filipe Nyusi deixou recados recomendando que os desafios sejam reflectidos durante os três dias do Seminário de Capacitação dos Directores de Escolas Secundárias.
“No Conselho de Ministros estivemos a ver a projecção populacional, em termos de demografia, onde ficou claro que me 2050 vamos ter 60 milhões de habitantes e isso é irrecusável. Não vamos adoptar políticas contra isso como houve em outras artes do mundo”, começou o Presidente como forma que recordar que educar com quase é sinónimo de combater a pobreza para as gerações futuras.
“Vocês professores podem nos ajudar porque o vosso papel é de educar bem as pessoas. A rapariga educada, o rapaz educado tem muitas vantagens, não só na questão do controlo sobre quantos filhos devem ter. Mas significa que esses tem a possibilidade de educar-se e empregar-se. Podendo assim alimentar-se a si mesmos e aos seus filhos”, disse.
E mais. Acrescenta o Chefe de Estado que “a pessoa formada é bom caminho andado para a industrialização”. Para Filipe Nyusi é preciso falar e pensar nisso e os “grandes pensadores são os directores. Muitas pesquisas mostram que a qualidade da educação depende da forma como as escolas são administradas”.
Sobre o assunto administrar escolas, na perspectiva de Nyusi, nem tudo vai bem. Com os problemas que se tem registado na gestão escolar, segundo o Presidente, “você pode deformar filho dos outros por causa da forma de postura e atitude”, introduziu. E explicou que há atitudes pouco responsáveis por parte dos directores de escolas, que contribuem de forma negativa no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Um desses problemas é a falta de assiduidade e pontualidade dos directores.
“Se você é director e na segunda-feira chega sempre as 14 horas. Um director que sempre quando é sexta-feira sai as 10 horas, vai controlar a quem”, questionou Filipe Nyusi, denunciando ter conhecimento de que há situações em que “aquele que regista o livro de ponto até as 08 horas já preencheu para todos os colegas e director não está para controlar”.
Outra crítica do Chefe de Governo tem que ver com a gestão das infraestruturas e mobiliário escolar. “Não se compra todos os dias a mesma coisa. Um paquímetro não se compra todos os dias, aquela régua grande do quadro para o professor não se compra todos os meses”, criticou o Presidente, acrescentando que alguns directores “não controlam o inventário, portanto nunca sabem o que a escola tem. Por vezes, sabendo que as carteiras são difíceis de ter e que no próximo ano vai aumentar mais uma turma, os gestores são capazes de não serem rigorosos na conservação do mobiliário escolar”.
A terminar Filipe Nyusi disse que é imperioso que saiam do seminário com o compromisso redobrado de prevenir e combater a corrupção. “Quando relacionam um professor com a corrupção fica feio não é? Como é possível que um professor aceite que um aluno lhe pague para poder aumentar a sua nota?”, questionou.

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