“Marcelino sempre se notabilizou como líder”, Tomás Vieira Mário


O jornalista e jurista, Tomás Vieira Mário, diz que desde cedo Marcelino dos Santos afirmou-se como um indivíduo com capacidade de agregar grupos de pessoas e sintetizar ideias, facto que fez com que fosse indicado Secretário-geral da Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas (CONCP), um grupo de países africanos que se organizou para libertar-se da colonização portuguesa.

Como quem já era de um país independente, Marcelino dos Santos surgia em vários encontros da agremiação com panfletos, camisetes e outros artigos com o nome de Moçambique estampado.

Desde logo ele afirma-se como construtor, arquitecto que junta ideias, constrói estratégias e consegue encontrar consensos entre as partes”, disse Tomás Vieira Mário.


Marcelino dos Santos não só foi a figura de proa da frente unida dos Movimentos de Libertação e dos povos das colónias portuguesas, mas lembra ainda o jornalista e jurista que aquando da formação da Frelimo, Marcelino foi quem uniu as outras figuras históricas da frente em momentos de discórdia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM