“Marcelino sempre se notabilizou como líder”, Tomás Vieira Mário


O jornalista e jurista, Tomás Vieira Mário, diz que desde cedo Marcelino dos Santos afirmou-se como um indivíduo com capacidade de agregar grupos de pessoas e sintetizar ideias, facto que fez com que fosse indicado Secretário-geral da Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas (CONCP), um grupo de países africanos que se organizou para libertar-se da colonização portuguesa.

Como quem já era de um país independente, Marcelino dos Santos surgia em vários encontros da agremiação com panfletos, camisetes e outros artigos com o nome de Moçambique estampado.

Desde logo ele afirma-se como construtor, arquitecto que junta ideias, constrói estratégias e consegue encontrar consensos entre as partes”, disse Tomás Vieira Mário.


Marcelino dos Santos não só foi a figura de proa da frente unida dos Movimentos de Libertação e dos povos das colónias portuguesas, mas lembra ainda o jornalista e jurista que aquando da formação da Frelimo, Marcelino foi quem uniu as outras figuras históricas da frente em momentos de discórdia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desenvolvimento Turístico e Cultural em Niassa Recebe Atenção da Direção Provincial de Cultura e Turismo

Sala de sessões da Assembleia Municipal de Lichinga conta com novos apetrechos

Frelimo quer reforçar prevenção e combate à corrupção