Nyusi recebe mensagem de condolências de Cabo Verde



O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu uma mensagem de condolências do antigo ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde e Combatente da Liberdade da Pátria, o comandante Silvino da Luz, pelo falecimento do Herói Nacional Marcelino dos Santos.

Na mensagem, o antigo chefe da diplomacia cabo-verdiana refere que tomou conhecimento da triste notícia do falecimento do camarada Marcelino dos Santos, co-fundador da Frelimo, Herói da Pátria moçambicana, que se abateu sobre a Nação que o viu nascer e sobre o mundo dos antigos PALOP e sobre África.

“Com a partida deste ícone das nossas epopeias libertadoras, insigne filho da mãe África que, ao lado dos outros grandes - Eduardo Mondlane, Amílcar Cabral, Agostinho Neto, Viriato Cruz, Mário Pinto de Andrade e os demais companheiros precursores da longa caminhada, desde os longínquos anos quarenta, da Casa dos Estudantes do Império e do Clube dos Marítimos, em Portugal, se entregaram completa e denodamente ao destino das suas terras – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, mas também à de África, toda ela, indicando e desbravando exemplarmente o caminho glorioso da luta comum, a estrada longa para a libertação total do domínio colónia e da exploração. Moçambique ficou mais pobre. Os antigos PALOP ficaram mais pobres. A África ficou mais pobre”, lamenta o antigo dirigente cabo-verdiano.

Para o combatente da liberdade cabo-verdiana, partiu um companheiro e grande amigo, patriota eminente, político visionário, diplomata e homem de Estado e de Cultura que deixou como herança a visão contagiante, sempre crítica e actual, do futuro das nossas terras e a lembrança das responsabilidades acrescidas dos que vão ficando e das gerações que vão recebendo o facho.

“Nesta hora triste e de profunda meditação, rogo-lhe respeitável camarada, me conceda a honra de ser intérprete fiel junto de toda a Nação moçambicana, dos companheiros da Frelimo e de toda a ilustre família do Kalungano, dos meus sentimentos mais genuínos de pesar e luto e de fraterna solidariedade”, sublinha o antigo chefe da diplomacia de Cabo Verde.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM