Niassa preocupada com registo constante de casos de cólera

 



As autoridades governamentais da província nortenha de Moçambique, Niassa, manifestam-se preocupadas face ao registo constantes de casos associados ao surto de cólera.


A inquietação foi expressa na tarde desta quinta-feira, na sala de grandes eventos do Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica (IFAPA), à margem do decurso da primeira reunião do Comité Operativo de Emergência de Saúde Pública do presente ano, acto dirigido pela Secretária de Estado na província de Niassa, Lina Maria da Silva Portugal.


Lina Portugal, visivelmente preocupada, aproveitou a ocasião para formular um pedido a todos os sectores envolvidos na acção, no sentido de redobrarem as actividades de sensibilização da população para observância das medidas de prevenção da enfermidade


O fenómeno abrange cinco distritos, nomeadamente, Lago; Mandimba; Mecanhelas; Ngaúma, através da Localidade de Chissimbir; Chimbunila, através da Localidade de Chala e Lichinga, este último, tido como o epicentro do surto, daí a necessidade de tomada de acções enérgicas para evitar o seu alastramento para as outras regiões da província.


A governante, acentuou que apesar dos casos não estarem a atingir o pico nos últimos dias, deve-se continuar com o trabalho de sensibilização comunitária para o cumprimento das medidas de prevenção da doença, em todos os campos de acção.


Ao culminar, a timoneira da província, solicitou o apoio dos órgãos de comunicação social, começando da base, as rádios comunitárias até ao topo, visando ao engajamento na disseminação de mensagens para mitigação e resposta a este mal que tira sossego ao País, em geral, e à província que dirige, em particular. 


Refira-se que, desde a eclosão daquela que é apelidada “doença das mãos sujas”, pelo menos 14 pessoas perderam a vida no Niassa, havendo um cumulativo de 1800 casos, segundo dados partilhados pelas autoridades da saúde no referido evento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM