Massengele inaugura Escola Secundária de Mepica

 



A Governadora da Província do Niassa, Elina Judite Massengele, dirigiu  a cerimónia oficial de abertura do ano lectivo escolar ao nível da província do Niassa e o acto de inauguração da Escola Secundária de Mepica, Distrito de Cuamba.  


A escola construída de raiz, no âmbito do Programa de Construção Acelerada, é composta por 3 blocos de 5 salas de aulas, 1 área administrativa, 1 sanitário inclusivo e 1 sistema de abastecimento de água potável e outro de lavagem de mãos.


Na ocasião, a Governante deu a conhecer que o efectivo escolar da província deverá crescer em 5.6% ao sair de 529.488 alunos no ano passado para 559.233 no presente ano, reflexo da passagem dos 1.264 escolas em 2022 para 1.296 no presente ano lectivo.


Num outro desenvolvimento a Chefe do Executivo do Niassa, informou que Niassa perspectiva colocar em funcionamento cerca de 646 Centros de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, o que representa um crescimento de 5.2% em relação aos 614 do ano passado, com um total de 29.058 inscritos.


"Daí que exortamos aos alunos e alfabetizandos inscritos a permanecerem na escola até ao final do ano. Exortamos também aos pais e encarregados de educação a participarem na conservação das infraestruturas escolares, e a não levarem as crianças em idade escolar as machambas nem ocupá-las nos ritos de iniciação durante o período de aulas", disse a Governadora do Niassa.


A fonte de financiamento do projecto é o Fundo de Apoio ao Sector da Educação (FASE), num montante de 11.756.440,15MT, e teve como empreiteiro a empresa Amaral TFS Construções SU e a fiscalização coube a empresa ID CONSULTORIA e SERVIÇOS LDA.


Marcaram o evento, a exposição do INATRO, premiações dos melhores funcionários e alunos da escola, para além de actividades culturais e visita as instalações.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM