Lina Portugal visita vítimas de enxurradas em Cuamba

 


A Secretária de Estado no Niassa 𝐋𝐢𝐧𝐚 𝐌𝐚𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐒𝐢𝐥𝐯𝐚 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐚𝐥, renova o apelo à população da província a se retirar das zonas baixas para áreas consideradas seguras, neste momento em que, por exemplo, alguns bairros da cidade de Cuamba estão alagados, devido às chuvas intensas que se abatem sobre aquela região sul de Niassa.


𝐋𝐢𝐧𝐚 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐚𝐥, deixou esse apelo na última sexta-feira, durante um contacto que manteve com as vítimas posicionadas nos bairros de Maganga, Namutimbua, Adine 3 e Bairro Pobre, no distrito de Cuamba, onde infraestruturas, sobretudo singulares, foram destruídas em virtude das enxurradas que flagelam aquele quadrante.


𝐕𝐢𝐞𝐦𝐨𝐬 𝐧𝐨𝐬 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐢𝐫𝐚𝐫 𝐝𝐚 𝐬𝐢𝐭𝐮𝐚çã𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐜𝐡𝐞𝐢𝐚𝐬𝐁𝐫𝐞𝐯𝐞𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞𝐯𝐚𝐦𝐨𝐬 𝐬𝐞𝐧𝐭𝐚𝐫 𝐣𝐮𝐧𝐭𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐠𝐨𝐯𝐞𝐫𝐧𝐨 𝐥𝐨𝐜𝐚𝐥𝐈𝐍𝐆𝐃 𝐞𝐨𝐮𝐭𝐫𝐚𝐬 𝐞𝐧𝐭𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐞𝐧𝐯𝐢𝐝𝐚𝐫 𝐞𝐬𝐟𝐨𝐫ç𝐨𝐬 𝐭𝐞𝐧𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐚 𝐬𝐚𝐥𝐯𝐚𝐫 𝐯𝐢𝐝𝐚𝐬”- assegurou Portugal.


À margem da Reunião do Comité Operativo de Emergência, por si orientada, na cidade de Cuamba, a Secretária de Estado instou às pessoas a abandonarem as zonas ribeirinhas e a criarem condições de abrigo em locais tidos seguros, bem como convidou a todas as forças vivas da sociedade a se juntarem ao movimento de solidariedade para apoiar as vítimas dos fenómenos calamitosos.


Dados oficiais indicam que, na sequência das chuvas que fustigam o distrito de Cuamba, 35 famílias, o correspondente a 50 casas e 80 pessoas, ficaram sem tecto e alimentação, clamando por qualquer tipo de apoio de pessoas de boa-vontade, sejam singulares ou colectivas.


Em resposta imediata, foi alocado um barco a motor para garantir transporte de pessoas e seus bens que estão sem saída em alguns bairros, bem como produtos alimentares.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM