Frelimo quer reforçar prevenção e combate à corrupção


A FRELIMO considera que a corrupção é um mal, um crime que retarda o desenvolvimento sócio-económico, mina a confiança dos cidadãos para com as instituições, manipula a atenção e as prioridades de um Povo, tem custos sociais e económicos insuportáveis. Por isso, a FRELIMO vai orientar a sua acção política governativa, no contínuo reforço da prevenção e combate à corrupção, bem como da observância da probidade pública na sociedade moçambicana, como parte integrante e destacada da sua agenda de desenvolvimento.

Para a materialização destes objectivos, a FRELIMO vai:
  • Promover a integridade, ética e deontologia profissional no sector público, consolidando a cultura de transparência, prestação de contas e responsabilização.
  • Reforçar as medidas de prevenção da corrupção e estimular a denúncia e promover o envolvimento de várias instituições e dos cidadãos.
  • Combater, enérgica e exemplarmente, todas as formas de corrupção, um fenómeno que retarda a vida dos moçambicanos e perturba o processo de desenvolvimento do País.
  • Fortalecer e criar novos instrumentos, no âmbito da gestão transparente da coisa pública, nomeadamente na administração e governação central, local, autárquica, bem como no sector empresarial do Estado.
  • Actualizar, fortalecer e divulgar a legislação e a sua aplicação rigorosa, para melhorar a eficácia da actuação das várias entidades intervenientes na prevenção e combate à corrupção na vida nacional.

  • Profissionalizar a administração pública, para tornar o Estado mais actuante na prevenção e combate à corrupção.

  • Liderar os processos de criação de uma cultura organizacional que visa incentivar a produção, a produtividade, a prevenção e o combate à corrupção no seio dos funcionários públicos, promovendo debates regulares nas várias instituições públicas sobre o seu regular funcionamento, a prestação de serviços públicos, a ética e demais aspectos ligados à probidade pública.

  • Reforçar as medidas legais e normativas para aperfeiçoar o sistema de concursos públicos para a aquisição de bens e o fornecimento de serviços à administração pública.
  • Promover a aprovação de legislação pertinente para a protecção dos denunciantes de casos de corrupção no sector público ou privado.
  • Promover a aprovação de legislação pertinente para o tratamento mais célere, pelos órgãos da administração da justiça, dos casos indiciados de corrupção no sector público ou privado, sobretudo no que diz respeito à priorização da investigação dos casos de fraude ou corrupção que sejam alvo de denúncia pública.
Dessa forma, para as eleições que se avizinham, votar na FRELIMO e no seu candidato presidencial, Filipe Jacinto Nyusi, significa, acima de tudo, votar na continuidade das conquistas que vem sendo alcançadas em diversas áreas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direção Comercial da EDM a nível central visita Niassa

Niassa partilha sua visão sobre a melhoria da habitação rural

Massengele recebe novo Delegado Provincial do ICM, IP