Secretária de Estado reconhece o contributo dos médicos da província

  


A Secretária de Estado na província nortenha de Moçambique, Niassa, Lina Portugal, reconhece o valioso contributo dos médicos baseados na circunscrição geográfica que governa, na entrega abnegada para salvar vidas humanas.


Lina Portugal fez essa manifestação na tarde desta terça-feira, na sala de sessões do Conselho dos Serviço de Representação do Estado, durante o seu discurso de saudação à Ordem dos Médicos, por ocasião do Dia do Médico, que hoje se assinala.


A passagem desta efeméride, de acordo com a governante, “coincide com a criação da Associação Médica de Moçambique, no pretérito ano de 1992, representando um momento único e solene de reconhecimento e homenagem aos médicos pela sua nobre missão, garantindo a provisão de saúde de qualidade à laboriosa população da província de Niassa”.


Apesar de reconhecer o valioso contributo, Lina Portugal apelou aos mesmos para que construam um sistema de saúde resiliente e capaz de prover continuamente serviços de saúde de qualidade a toda população, abdicando do mau atendimento, cobranças ilícitas, entre outros males que tendem a denigrir a imagem do sector e do governo. 


Na ocasião, a chefe do Conselho dos Serviços de Representação do Estado no Niassa, condecorou simbolicamente a três médicos que melhor se destacaram no exercício das suas actividades clínicas no ano findo, tendo, por isso encorajado-os a contagiar a entrega e dedicação e humanismo aos demais membros da classe.  


Os “heróis de bata branca”, através de uma mensagem apresentada por Maria Fiel Manso, Delegada da Ordem dos Médicos na Província de Niassa, agradeceram pelos esforços empreendidos pelo governo, apesar de tantas adversidades na expansão da rede sanitária e na criação de condições mínimas para o exercício da medicina e, com isto, reduzir o sofrimento do povo.


Este ano, o Dia do Médico celebra-se sob lema, “Unidos pelo Respeito e Dignidade da Classe Médica”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desenvolvimento Turístico e Cultural em Niassa Recebe Atenção da Direção Provincial de Cultura e Turismo

Frelimo quer reforçar prevenção e combate à corrupção

A vitória pepara-se, a vitória organiza-se