“Laboratório de biologia molecular vai responder os desafios da província de Niassa”, defende Lina Portugal

 



A Secretária de Estado na província nortenha de Moçambique, Niassa, Lina Portugal, defende que o laboratório molecular vai responder os desafios que a Província de Niassa tem enfrentado. A Província era sujeita a enviar análises para outras províncias detentoras dos laboratórios e levava muito tempo parar obter os resultados das amostras recolhidas.


Para superar essa ginástica, a Secretária de Estado na Província de Niassa, procedeu ontem nesta terça-feira (21/03), o lançamento da primeira pedra para construção do laboratório de Biologia Molecular, no Hospital Provincial de Lichinga, que dentre várias atribuições, irá reduzir o tempo de retorno dos resultados às unidades sanitárias, reduzir o tempo de feedback das amostras rejeitadas (amostra sem condições para serem processadas); reduzir o custo de referenciamento de amostras para os testes de Diagnóstico Precoce Infantil e carga viral para o Laboratório de Biologia Molecular de Nampula e Garantir a disponibilidade de técnicos qualificados para exercer as actividades do Laboratório de Biologia Molecular.


O Projecto de construção do laboratório, abrange não só a edificação do espaço físico, mas também, o apetrechamento do mesmo com equipamentos de ponta e um sistema de segurança de padrão de nível internacional e com a capacidade de realizar os seguintes testes: Diagnóstico precoce infantil em crianças expostas; Carga viral do HIV em pacientes HIV positivo; Diagnóstico molecular da tuberculose; Diagnóstico de SARS COV 2; Diagnóstico das hepatites; Carga viral de hepatites; e outros, dependendo da disponibilidade de consumíveis específicos.


As obras foram financiadas pela PEPFAR - Plano de Emergência do Presidente dos EUA para Alívio da SIDA e CDC - Centro de Controlo de Doenças. As obras estão a cargo da empresa Nasser Construções, orçadas em cerca de 900 mil dólares norte Americanos com duração de 06 meses.


A governante da Província de Niassa, aproveitou o ensejo para apelar a empresa no sentido de observar o cumprimento dos prazos estabelecidos para a sua conclusão e entrega em tempo recorde.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM