“Formação profissional é o melhor caminho para assegurar o empoderamento da juventude”, considera Lina Portugal
A Secretária de Estado na Província de Niassa, Lina Portugal, defendeu na manhã da passada quinta-feira (02/03) que a Formação Profissional é melhor caminho para assegurar o empoderamento da Juventude na circunscrição geográfica que dirige.
Lina Portugal, fez estes pronunciamentos na sala de Conselho Municipal de Lichinga, no acto da cerimónia de abertura solene dos cursos de Formação profissional, ministrado pelo Instituto de Formação Profissional Alberto Cassimo, Delegação de Lichinga.
A Secretária de Estado, defendeu a formação profissional aos jovens para desencorajar essa faixa etária que se deixam levar com falsas promessas de emprego, protagonizado pelos terroristas em alguns pontos da zona Norte do País. Igualmente, reiterou apelos a uma maior atenção e vigilância face as manobras dos insurgentes e a presença de cidadãos de proveniência e atitude duvidosa nas comunidades, ao considerar a juventude como a faixa etária mais vulnerável.
Na ocasião, instou a Delegação do IFPELAC da Província, através dos Centros de Formação Profissional de Lichinga e Cuamba, a continuarem a formar os candidatos e criarem meios necessários para a sustentabilidade dos centros, alinhados as actuais exigências do mercado de trabalho.
Para além da abertura dos cursos de formação, o momento foi caracterizado pela entrega de 42 Certificados, a uma parte de formandos em 2022 dos quais, 33 mulheres e 9 homens nos cursos de Electricidade, cozinha e Secretariado.
Cristina Jorge, formanda que apresentou a mensagem em nome dos graduados, mostrou satisfação pelo conhecimento adquirido, e assegurou a direção presente, que irão fazer valer na sociedade o que aprenderam.
Fernando Laisse, Presidente do Conselho Provincial da Juventude do Niassa, agradeceu pela crescente redução dos índices dos jovens desempregados na província e convidou aos de mais jovens a abraçar a formação profissional, como forma de promover o auto emprego e o empreendedorismo.
Comentários
Enviar um comentário