Vilanculo insta Instituto Comercial e Industrial Ngungunhane a continuar firme na formação técnico-profissional

  



O Secretário de Estado na província de Niassa, Dinis Vilanculo, insta a direcção de Instituto Comercial e Industrial Ngungunhane de Lichinga, para que continue firme na nobre missão de formar técnicos profissionais.


O apelo foi feito na manhã da passada sexta-feira (11/11), na sala de reuniões daquela instituição, pelo representante do Estado na província, por ocasião da cerimónia de entrega de donativos, numa oferta da Hidroelétrica de Cahora Bassa, ao Instituto Industrial e Comercial Ngungunhane de Lichinga. 


A iniciativa, enquadra-se no apoio às instituições de Ensino Técnico Profissional, levada a cabo pelo Governo de Moçambique, com o envolvimento de empresas estatais em articulação com o Instituto de Gestão das Participações do Estado.


Dinis Vilanculo, destacou a formação técnico-profissional como um ensino que está a contribuir para satisfação da procura de habilidades e competências profissionais no mercado de trabalho e de emprego, o que de certa maneira resulta no aumento dos níveis de produtividade e de rendimento das indústrias e o sector comercial, proporcionando oportunidade aos jovens e adultos, para os quais muitas vezes não existem vagas no mercado de trabalho formal.


 Aliás, sublinhou que o ensino em alusão, promove habilidades e capacidades para desenvolver pequenas iniciativas de empreendimentos económicos.


Aproveitou a ocasião para desafiar ao Instituto Industrial e Comercial Ngungunhane para que, por meio do donativo, se sinta estimulado a realizar, continuamente, acções de investigação científica e inovação tecnológica, bem como a massificar as tecnologias promotoras do crescimento e desenvolvimento institucional, entre outras acções.


Igualmente, aproveitou o ensejo para apelar ao Instituto Industrial e Comercial Ngungunhane, formadores e formados, para uso responsável do material alocado.


Por seu turno, Rui Rocha, Administrador Executivo da Hidroelétrica de Cahora Bassa, que procedeu à entrega do donativo, avaliado em 5.175.859,46, dinheiro proveniente dos cofres da empresa, indicou que é um investimento daí que querem solicitar e apelar à todos os intervenientes a utilização racional e cuidada dos materiais e equipamentos que acabavam de doar.


Acrescentou que o material deve cumprir o seu objectivo ao mesmo tempo que deve servir não só aos alunos do presente, mas aqueles que nos próximos anos lectivos quererão abraçar o ensino técnico profissional.


Entretanto, Lisete Dinala, directora do Serviço Provincial de Assuntos Sociais, no Niassa, afirmou que o gesto vai contribuir para que os formandos adquiram competências técnico-profissionais que possibilitem a sua rápida inserção no mercado de trabalho, contribuindo assim, para o aumento da produção e da produtividade das empresas e promoção da competividade na economia. 


Por sua vez, Domingos Ali, director do Instituto Comercial e Industrial Ngungunhane de Lichinga, que beneficiou do material, assegurou que vai fazer valer o fim pelo qual se destina o donativo.


No entanto, Ali formulou o pedido de construção do laboratório de engenharia civil na instituição sob sua direcção, tendo, pontualmente, o administrador da HCB manifestado abertura em ajudar a instituição na construção do referido laboratório.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM