Autoridades governamentais do Niassa desafiadas a massificar a e energias elétrica para gerar renda

  


As autoridades governamentais da província nortenha do país, Niassa, foram desfiadas, pelo presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, a massificar a energia elétrica para gerar renda.


O desafio neste sentido foi feito na tarde desta quarta-feira, 02 de novembro, pelo presidente da República, no seu discurso por ocasião da inauguração da rede eléctrica nacional, na sede do Posto Administrativo de Lissiete, no distrito de Mandimba.


A rede inaugurada na tarde desta quarta-feira, enquadra-se no âmbito da iniciativa presidencial denominada “Energia para Todos”. Com 100KVA e com capacidade de suportar 500 consumidores, a rede conta actualmente com 371 ligações e decorrem actividades de ligação nos povoados circunvizinhos   com destaque para Chitembuera e Ndima.


“Queremos desafiar o governo do Niassa a massificar a rede eléctrica para gerar renda nas comunidades, atraindo aos interessados para prática de actividades possam  gerar postos de emprego”, desafiou o chefe máximo da República.  


O chefe de Estado, aproveitou a ocasião para apelar à população presente na efeméride, no sentido de evitar a vandalização de infraestruturas que foram construídas com muito sacrifício.

 

Até ao momento, o projecto já criou cerca de 45 postos de trabalho, dentre os quais, 35 a nível local durante toda a fase de execução e outros 10 do pessoal técnico do empreiteiro.


 De referir que o Posto Administrativo de Lissiete conta com   36.331 habitantes, segundo dados do censo populacional de 2017.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sala de sessões da Assembleia Municipal de Lichinga conta com novos apetrechos

Moçambique: o polo da valorização cultural

Frelimo quer reforçar prevenção e combate à corrupção