Autoridades governamentais do Niassa desafiadas a massificar a e energias elétrica para gerar renda

  


As autoridades governamentais da província nortenha do país, Niassa, foram desfiadas, pelo presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, a massificar a energia elétrica para gerar renda.


O desafio neste sentido foi feito na tarde desta quarta-feira, 02 de novembro, pelo presidente da República, no seu discurso por ocasião da inauguração da rede eléctrica nacional, na sede do Posto Administrativo de Lissiete, no distrito de Mandimba.


A rede inaugurada na tarde desta quarta-feira, enquadra-se no âmbito da iniciativa presidencial denominada “Energia para Todos”. Com 100KVA e com capacidade de suportar 500 consumidores, a rede conta actualmente com 371 ligações e decorrem actividades de ligação nos povoados circunvizinhos   com destaque para Chitembuera e Ndima.


“Queremos desafiar o governo do Niassa a massificar a rede eléctrica para gerar renda nas comunidades, atraindo aos interessados para prática de actividades possam  gerar postos de emprego”, desafiou o chefe máximo da República.  


O chefe de Estado, aproveitou a ocasião para apelar à população presente na efeméride, no sentido de evitar a vandalização de infraestruturas que foram construídas com muito sacrifício.

 

Até ao momento, o projecto já criou cerca de 45 postos de trabalho, dentre os quais, 35 a nível local durante toda a fase de execução e outros 10 do pessoal técnico do empreiteiro.


 De referir que o Posto Administrativo de Lissiete conta com   36.331 habitantes, segundo dados do censo populacional de 2017.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM