Massengele apela tolerância à fraude académica

 



A Governadora da Província do Niassa, Elina Judite Massengele, testemunhou na manhã desta segunda-feira (14/11), na Escola Primária e Completa de Sanjala, na Cidade de Lichinga, Província do Niassa, o arranque do processo de realização de exames finais das 6ª e 7ª Classes.


Segundo a Governadora do Niassa, “este processo que inicia, é o culminar de todo esforço empreendido durante ano, cujo objectivo, agora, é comprovar as competências desenvolvidas e apreendidas ao longo do processo de ensino-aprendizagem, através da avaliação do desempenho do aluno.

Por isso que para se ter resultado mais fidedignos,  apelamos a todos nossos alunos a não se envolverem em fraudes académicas, porque isso pode significar, perder todo ano lectivo”.


Por seu turno a Directora provincial da Educação do Niassa, Alocre Saíde Jaime, disse que o sector que dirige está preparado para fazer face aos exames, que tiveram o seu início com as 6ª e 7ª classes e depois serão realizados os exames da 10ª e 12ª Classes. 


O processo levou uma preparação de documentos, que foi partilhado e analisado no seio dos gestores e Técnicos da Direcção Provincial da Educação, ao nível dos Distritos, e também foi partilhado e estudado pelos Técnicos. De igual modo, os estudantes foram preparados para o preenchimento das folhas de exames, incluindo os professores que foram preparados para acompanhar o processo.


Os Exames vão decorrer de 14 de novembro à 08 de dezembro do ano em curso.


A Província do Niassa inscreveu 96.947 candidatos, dos quais 47.523 são do sexo feminino e o processo de preparação, realização correção e divulgação dos resultados dos exames, esta a ser acompanhado a nível da Direcção Provincial da Educação e os Serviços Distritais de Educação Juventude e Tecnologia, por técnicos pedagógicos e inspectores.


O sector da educação, envolveu igualmente aos Governos e Comandos Distritais para questões de segurança para os exames decorram sem sobressaltos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM