Sector da agricultura no Niassa reforçado com meios circulantes

 



Fundo de Fomento Agrário e Extensão Rural reforça sector da agricultura no Niassa com meios circulantes. Trata-se de 09 viaturas e 27 motorizadas entregues na passada sexta-feira (11/11) pela Governadora da Província de Niassa, Elina Judite Massengele ao sector da Agricultura e Pescas, com vista a potenciar a introdução da nova tecnologia na produção agrícola, que já traz sucessos em todas partes da Província.


Segundo a Governadora Massengele, o acto enquadra-se no processo de modernização do sector agrário que, o Governo de Moçambique, através do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, está a implementar desde Maio de 2020, através do Programa de Desenvolvimento Inclusivo de Cadeias de Valor agro alimentares (PROCAVA).


“Este programa é co-financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), com objectivo de aumentar a renda de mulheres, homens e jovens rurais à partir da promoção de 05 cadeias de valor agro-alimentares, achados resilientes às mudanças climáticas, nomeadamente, horticultura, mandioca, carnes vermelhas, leguminosas e avicultura”, disse Massegele.


Por seu turno a Chefe do Gabinete de Cooperação Comunicação e Imagem do Fundo de Fomento Agrário e Extensão Rural (FAR, FP), Ana Marisa Sitoe, explicou que o projecto tem por finalidade apoiar às instituições do MADER, especialmente, os Serviços de Extensão na provisão de assistência técnica e outros serviços aos pequenos produtores.


“Para a nossa Província de Niassa estão previstas 15 viaturas e 27 Motorizadas, das quais hoje procedemos a entrega de 09 viaturas e as 27 motorizadas, que desde já apelamos o seu bom uso, para que tenhamos cada vez mais resultados satisfatórios no sector da produção e produtividade”, disse Ana Sitoe.


Presente na ocasião a Directora Provincial da Agricultura e Pescas do Niassa, Mijoia Caetano, fez saber que este programa está estruturado em três componentes interligadas, mas adicionalmente, foi incluída uma quarta componente, que se descreve na Reduçãoe Gestão de Riscos de Desastres, um mecanismo através do qual o Governo e o FIDA garantem resposta rápida em casos de ocorrência de desastres e ou calamidades, como: as secas, cheias, ciclones e pandemias.


“Por tanto, é no âmbito desta quarta componente, que o FAR, FP a entidade designada para coordenação do Programa, adquiriu no âmbito do PROCAVA, os meios circulantes que hoje estamos a fazer entrega”, acrescentou.


É de recordar que o Fundo de Fomento Agrário e Extensão Rural, Fundo Público (FAR,FP), é dirigido pela Directora-Geral Adélia Magaia e os meios foram alocados para potenciar os distritos de Cuamba, Mecanhelas, Ngaúma, Chimbunila, Muembe, Majune, Mecula, Nipepe e Sanga.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM