Distritos de Mecanhelas, Maúa e Mavago vão beneficiar de postos de atendimento monolíticos

 



Os distritos de Mecanhelas, Maúa e Mavago, na província nortenha de Moçambique, Niassa, vão beneficiar, a curto prazo, de postos de atendimento monolíticos do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). A informação foi tornada pública na última quinta-feira, pelo Secretário de Estado na Província de Niassa, Dinis Vilanculo, no distrito de Marrupa, aquando da inauguração do posto de atendimento da delegação distrital do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) de Marrupa.


Na ocasião, o dirigente destacou que, a provisão dos serviços de Segurança Social é um dos direitos básicos do cidadão. Daí que, é neste prisma, que testemunhou a inauguração do edifício que, segundo suas palavras, vai satisfazer os desejos e os anseios do público-alvo, nomeadamente, os contribuintes, beneficiários, pensionistas, entre outros utentes e reafirmou o compromisso e a visão do Governo de melhorar, de forma paulatina, o atendimento aos utentes do Sistema de Segurança Social obrigatória. Também, Vilanculo alvoreceu que, no geral, a Delegação Provincial do INSS de Niassa, conta com 4.583 contribuintes (Empresas) inscritos, 71.711 beneficiários (Trabalhadores) inscritos e 1.521 pensionistas, dos quais 265 contribuintes (Empresas) inscritos, 4.150 beneficiários (Trabalhadores) e 36 pensionistas são do distrito de Marrupa.


O empreendimento, que teve o prazo de execução de quatro meses, com o custo avaliado em 14.753.820,30MT, dinheiro proveniente dos cofres do Estado e parceiros, insere-se no âmbito do cumprimento do Programa Quinquenal do Governo (PQG 2020-2024) e do Plano Económico e Social (PES 2022).


Pretende-se com a iniciativa, expandir, modernizar e conferir uma maior aproximação territorial da rede mobiliária, com vista a proporcionar melhores serviços à população abrangida pelo Sistema de Segurança Social.

Assegurou que, em breve, irá proceder à inauguração do posto de atendimento monolítico da Delegação Distrital do INSS de Mandimba.


O chefe do Conselho dos Serviços de Representação do Estado partilhou, igualmente, que, num futuro não distante, terá o desafio de construir e concluir o edifício da Delegação Distrital do INSS do Lago, cuja primeira pedra foi lançada, no passado dia 18 de Outubro do ano em curso, por Sua Excelência, a Ministra do Trabalho e Segurança Social.


“Reafirmamos ainda que se prevê, para o próximo ano, a construção dos Postos de Atendimento Monolíticos nos Distritos de Maúa, Mecanhelas e Mavago” - assegurou. Também, salientou que, a missão principal do Instituto Nacional de Segurança Social, é ajudar o trabalhador e sua família nos momentos difíceis da vida. Entretanto, desafiou aos participantes no sentido de manter vigilantes, sobretudo em alguns cidadãos que se fazem passar por garimpeiros, quando na prática são movidos por objectivos alheios ao bem-estar das comunidades.


Contudo, Edson Domingos, delegado provincial do INSS, intervindo na ocasião, fortificou que, sem sobressaltos, os próximos dias serão marcados pela inauguração de infraestruturas dessa natureza no distrito fronteiriço de Mandimba. Domingos, não deixou de lado o distrito de Lago, onde neste preciso momento, decorrem obras depois da ministra de Trabalho, Emprego e Segurança Social, Margarida Talapa, ter lançado a primeira pedra.   


Por seu turno, Isabel Jamisse, administradora do distrito de Marrupa, assegurou que continuará a sensibilizar os potenciais contribuintes para aderir aos serviços oferecidos por aquela instituição. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM