SE apela a ex-guerrilheiros da Renamo a se juntarem ao processo de DDR

O Secretário de Estado no Niassa, Dinis Vilanculo, apela aos guerrilheiros que ainda se encontram nas matas da província em particular e do País no geral, a se juntarem aos esforços do governo moçambicano.

Dinis Vilanculo, falava no Posto Administrativo de Mepica no Distrito de Cuamba, na abertura da cerimónia de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos 290 homens residuais da Renamo.

Vilanculo, destacou que o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos homens residuais da Resistência Nacional Moçambicana tem por objectivo garantir uma paz efectiva e duradoura em todo o País.

Salientou que o procedimento de DDR resulta de uma negociação que o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi, encetou com o malogrado Afonso Dhklama, após o cessar-fogo decretado por este, em Dezembro de 2016, antes de perder a vida.

Contudo verbalizou que ao realizar esta brilhante cerimónia, pretende dar mais um passo determinante no roteiro da paz efectiva e duradoura no país.

“Neste sentido apelamos aos guerrilheiros que ainda se encontram nas matas da nossa província, em particular, e do país, no geral, a se juntarem aos esforços do nosso governo de Moçambique na pacificação do país e estímulo do desenvolvimento socioeconómico” -apelou Vilanculos.

O dirigente aproveitou a ocasião para exortar a todos os extratos da sociedade para que recebam, convivam e acarinhem os concidadãos que hoje foram desmobilizados e com eles criarem um ambiente de cordialidade e de harmonia.

Igualmente apelou os ex-guerrilheiros a deixarem de pensar em retornar a guerra, mas sim abraçarem projectos de desenvolvimento, lembrando que inclusão social é o ponto forte desde processo.

A terminar, assegurou que como Governo continuará a trabalhar na identificação de projectos e parceiros com vista a viabilizar o processo da reintegração social.

André Majibiri, secretário geral do partido Renamo, aconselhou na ocasião aos guerrilheiros a fazerem bom uso dos subsídios que irão beneficiar durante um ano, assim como dos materiais que irão receber.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM