SE apela a ex-guerrilheiros da Renamo a se juntarem ao processo de DDR

O Secretário de Estado no Niassa, Dinis Vilanculo, apela aos guerrilheiros que ainda se encontram nas matas da província em particular e do País no geral, a se juntarem aos esforços do governo moçambicano.

Dinis Vilanculo, falava no Posto Administrativo de Mepica no Distrito de Cuamba, na abertura da cerimónia de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos 290 homens residuais da Renamo.

Vilanculo, destacou que o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos homens residuais da Resistência Nacional Moçambicana tem por objectivo garantir uma paz efectiva e duradoura em todo o País.

Salientou que o procedimento de DDR resulta de uma negociação que o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi, encetou com o malogrado Afonso Dhklama, após o cessar-fogo decretado por este, em Dezembro de 2016, antes de perder a vida.

Contudo verbalizou que ao realizar esta brilhante cerimónia, pretende dar mais um passo determinante no roteiro da paz efectiva e duradoura no país.

“Neste sentido apelamos aos guerrilheiros que ainda se encontram nas matas da nossa província, em particular, e do país, no geral, a se juntarem aos esforços do nosso governo de Moçambique na pacificação do país e estímulo do desenvolvimento socioeconómico” -apelou Vilanculos.

O dirigente aproveitou a ocasião para exortar a todos os extratos da sociedade para que recebam, convivam e acarinhem os concidadãos que hoje foram desmobilizados e com eles criarem um ambiente de cordialidade e de harmonia.

Igualmente apelou os ex-guerrilheiros a deixarem de pensar em retornar a guerra, mas sim abraçarem projectos de desenvolvimento, lembrando que inclusão social é o ponto forte desde processo.

A terminar, assegurou que como Governo continuará a trabalhar na identificação de projectos e parceiros com vista a viabilizar o processo da reintegração social.

André Majibiri, secretário geral do partido Renamo, aconselhou na ocasião aos guerrilheiros a fazerem bom uso dos subsídios que irão beneficiar durante um ano, assim como dos materiais que irão receber.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sala de sessões da Assembleia Municipal de Lichinga conta com novos apetrechos

Moçambique: o polo da valorização cultural

Frelimo quer reforçar prevenção e combate à corrupção