Graduados da UniLúrio desafiados a investigar mais para massificação da produção

 

Os recém-graduados da Universidade Lúrio (UniLúrio), na província de Niassa, a norte de Moçambique, foram desafiados por Dinis Vilanculo, Secretário de Estado no Niassa, a investigar mais para a massificação da produção da maçã e trigo.

Dinis Vilanculo, sublinhou que a medida visa diminuir a importação da fruta e farinha de trigo nos Países vizinhos com destaque para Malawi, África de Sul, e outros países que, para sua importação, gastam-se divisas para chegar no território moçambicano.

Vilanculo, solicitou o envolvimento de todos para a materialização da missão da Universidade de Ciências Agrárias, em melhorar a vida das comunidades, o que contribui para o desenvolvimento das mesmas, em particular, e do País, em geral.

O dirigente, sublinhou que a província que governa oferece condições agroecológicas para produção de todo tipo de culturas, daí que urge a necessidade de investir mais na investigação para a massificação da produção da maçã. Uma outra solicitação formulada pelo governante, foi sobre o estudo ambiental, na sequência das águas do Lago Niassa, que tendem a galgar a costa com destaque para a praia de Chuanga, no distrito de Lago.

A fonte que temos vindo a citar, saudou aos graduados, ao anotar que constitui um testemunho do alcance de mais um grau, na carreira acadêmica, constituindo um ganho para famílias, para o País e, em particular, a província de Niassa.

Igualmente, saudou à direcção da UniLúrio pelo reconhecimento do caminho percorrido, caracterizado por uma série de acções e inovações na transmissão de conhecimentos técnicos em vários campos de saber na província de Niassa e no País, em geral.

A reitora da Universidade Lúrio, Leda Florinda Hugo, sossegou o governante que, os desafios serão vencidos, uma vez que os graduados vão prestar serviços de melhor qualidade, aliás, já foi lançada a primeira pedra para construção do complexo laboratorial para vários estudos.

Para Sara Silvério Pihale, graduada que leu a mensagem em nome dos recém-graduados, evidenciou que está ciente que a graduação não marca apenas o fim de uma batalha; a graduação significa início de uma jornada cheia de desafios, pois, tem a consciência de que nada valerá celebrar a conquista, se não partilhar os conhecimentos adquiridos.

A VI cerimónia de graduação da UniLúrio, no Niassa, colocou ao mercado de trabalho um total de 57 recém-graduados, dos quais 14 de Engenharia em Desenvolvimento Rural, 26 em Engenharia Florestal, 2 em Engenharia Zootécnica, 14 de Mestrado em Desenvolvimento Rural e 1 de Engenharia Geológica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM