Mandimba acolhe a reunião dos administradores dos distritos transfronteiriços entre Moçambique e Malawi

 

Teve lugar nesta quarta-feira, 25 de Maio, na Sala de Sessões do Governo Distrital de Mandimba, a Primeira Reunião Transfronteiriça entre os Distritos de Moçambique (Mecanhelas, Mandimba, Ngaúma e Chimbunila) e de Malawi (Mangochi), edição 2022. A reunião visava discutir e avaliar o cumprimento das recomendações do memorando entre as partes, assim como auscultar os níveis de satisfação no âmbito da convivência entre os Distritos envolvidos, insere-se no seguimento do plano de realização de duas reuniões por ano, outrora interrompido com eclosão da pandemia da Covid-19. 

Com a mediação de André Eugénio Matusse, Cônsul da República de Moçambique em Malawi, a reunião foi liderada por José Achida Assane, Administrador do Distrito de Mecanhelas, que referiu se da necessidade de abertura no debate para o fortalecimento dos mecanismos de cooperação entre os Distritos dos dois países. Demonstrou sua satisfação na realização da reunião, por permitir troca de experiências entre as partes, pois a delegação moçambicana é composta por Administradores Distritais novos nos cargos.

O Delegado de Moçambique, desafiou a delegação malawiana na inclusão nas próximas reuniões, dos Distritos malawianos de Zomba e Machinga, que também partilham a linha de fronteira com os Distritos da província do Niassa. Agradeceu a presença dos participantes, tendo ainda exortado partilha das preocupações entre autoridades dos dois países, para salvaguarda dos valores socioculturais e memória dos povos.

Por sua vez, o Chefe da Delegação Malawiana, Raphael Piringu, Administrador do Distrito de Mangochi, agradeceu pela recepção e abertura na discussão dos pontos levantados, demonstrou sua disponibilidade para interagir com as autoridades moçambicanas na busca de soluções para o bem estar das populações. Ainda convidou  a parte moçambicana para marcar a segunda reunião a ter lugar em Malawi, em Outubro corrente.

Raphael Piringu, exortou a manutenção de reuniões permanentes entre os responsáveis de várias áreas, de modo que, caso se revele necessário haja uma intervenção atempada dos Administradores Distritais dos locais que os casos foram registados. O dirigente malawiano, disse ter saído da reunião satisfeito e como portador da mensagem das

discussões havidas.

As partes saem acordadas que irão dar seguimento às questões discutidas e que na ocasião não tiveram desfecho. Também, ficou marcado para o mês de Outubro a realização da II Reunião dos Distritos fronteiriços entre Moçambique (Mecanhelas, Mandimba, Ngaúma e Chimbunila) e Malawi (Mangochi) , no país vizinho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM