Rede escolar no Niassa espera crescer 1.6% no presente ano




A rede escolar no Niassa espera crescer 1.6% no presente ano. Esta projeção  foi avançada pela Governadora do Niassa, Elina Judite Massengele, no seu discurso de abertura oficial do ano lectivo 2022, que teve lugar nesta segunda-feira (31/01) na Escola Primária do 1o e 2o grau de Maguiguane, Cidade de Cuamba, que acolheu as cerimónias centrais do evento ao nível da Província do Niassa.


Segundo a Governante, no presente ano, a Província do Niassa irá testemunhar um aumento da rede escolar em 1.6%, ao passar de 1.853 para 1.884 instituições entre públicas, comunitárias e privadas.


"O nosso efectivo escolar passará de 500.687 alunos do ano de 2021, para 519.187 alunos em 2022, ou seja, iremos registar um crescimento de 18.500 alunos, correspondendo 3.7% de crescimento" - disse a Governadora do Niassa.


A Directora Provincial da Educação no Niassa,  Alocre Saide Jaime, aproveitou o momento para saudar a todos profissionais do sector da educação do Niassa e a Governadora da província.


Por seu turno, a Embaixada da Irlanda, em representação dos parceiros da Educação, afirmou na mensagem apresentada não só pela ocasião, mas também pela inauguração de (03) três salas de aulas, (01) um bloco administrativo, de igual número para sistema de abastecimento de água e de lavagem de mãos que, para garantir um ambiente saudável e seguro de aprendizagem, é necessário acelerar as construções escolares para que mais alunos possam aprender em escolas seguras, com infraestruturas de água e saneamento adequadas, em particular para as meninas e crianças com deficiência.


"Por isso que para nós,  a educação é um sector de maior prioridade como parceiros de cooperação em Moçambique. É nosso desejo que todas as crianças tenham acesso a um ensino de qualidade, que assegure oportunidades iguais para meninos e meninas, e que os professores estejam devidamente preparados e motivados", afirmou o representante dos parceiros.


Por seu turno, o Administrador do Distrito de Chamba, João Manguindji, disse esperar dos pais e encarregados de educação o acompanhamento do desempenho escolar dos respectivos educandos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM