Normalidade retoma a Mecula após presença terrorista

Depois  de primeiros sinais de presença terrorista terem sido dados, na aldeia Naulala, na segunda semana de Dezembro do ano passado, e posteriormente em outras aldeias do distrito de Mecula, província do Niassa, parece que a vida nas aldeias atingidas está a voltar ao que se considera "normalidade".

O facto, segundo o mediaFAX - numa notícia publicada hoje (14) , é que muitos deslocados, que tinham chegado a sede distrital de Mecula, começaram a regressar às aldeias, em virtude de as autoridades terem conseguido reforçar a segurança nas aldeias atingidas, ao mesmo tempo que as Forças de Defesa e Segurança transportaram, em suas viaturas os deslocados, da sede distrital para aldeias.

As indicações que chegam ao distrito  de Mecula apontam, igualmente, a presença de elementos da força ruandesa, uma realidade que terá ampliado os níveis de segurança a ponto de os deslocados não mostrarem resistência em relação aos apelos de regresso às terras de origem e de residência habitual.

Por outro lado, fala-se da contribuição do governo e das forças no terreno  , no apoio à população em processos de reconstrução do que os terroristas destruíram, com destaque  para residências, maioritariamente, de construção com recurso a material precário.

Entretanto, na sede de Mecula reclama-se o facto de única agência bancária que funcionava estar ainda encerrada, numa medida preventiva tomada depois dos  sucessivos ataques terroristas tidos em Dezembro e Janeiro à aldeia do distrito.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM