Governo garante segurança e população regressa

 

Parte das aldeias do distrito de Mecula, província do Niassa , atacadas por grupos terroristas  começaram  a receber os seus  habitantes de volta, depois de o Governo ter dado sinais encorajadores de garantia de restabelecimento da ordem , segurança e tranquilidade  públicas.

O exemplo mais recente  é da  aldeia Mnalama , a 65 quilômetros  da vila de Mecula. A população desta aldeia , que se tinha refugiado maioritariamente na vila distrital, foi “devolvida” à origem, nesta segunda-feira.

Parte dos meios de transporte foi disponibilizado pelo governo, através das Forças de Defesa e Segurança. Nas aldeias  foram colocadas posições das Forças  de Defesa e Segurança.

Por outro lado, para outras aldeias,  a exemplo de Revuca e Naulala, o regresso da população poderá acontecer na próxima semana.

Localmente ,continuam esforços de vigilância comunitária no sentido  de garantir que não haja infiltrados no seio  da população.

“Quando  é encontrado um cidadão sem documento procura-se  o secretário do bairro  para esclarecer se o indivíduo é nosso ou não. E dessa forma que se está a trabalhar, porque  nós nativos  nos conhecemos“, disse  uma fonte local , acrescentando que “dificilmente, infiltrar-se indivíduos estranhos porque, também, a população colabora“. (MediaFax)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM