Justiça é desafiada a unir esforços junto da população para combater o terrorismo

 


O Secretário de Estado na Província de Niassa, Dinis Vilanculo, desafia a Justiça a unir esforços junto com a população, levando a sério toda denúncia da presença de pessoas estranhas nas comunidades.

Dinis Vilanculo dirigiu-se à classe dos magistrados na manhã desta terça-feira, (01.02) na sala de grandes eventos do Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica (IFAPA) na abertura do ano judicial de 2022, na cidade de Lichinga.

Na ocasião, Vilanculo, destacou que os esforços da justiça, irão contribuir no combate ao terrorismo, crimes conexos e outras incursões criminais, pois devem ter em conta que, os terroristas continuam com incursões matando pessoas e destruindo bens da população de Cabo Delgado e no ano findo no Niassa através do distrito de Mecula. 

Com o início do ano judicial, Vilanculo, acresceu no sentido de cada uma das instituições que compõe o sector de Administração da Justiça faça uma introspeção sobre os seus desafios e conquistas, e perspetivar ao futuro no contexto de combate o Terrorismo e outros crimes conexos.  Para além do terrorismo, o líder ao serviço do povo, salientou que discursou num momento em que o País ainda vive os nefastos efeitos das cheias e da depressão tropical ANA, que fustigou a região Centro e Norte do País e, com mortes e destruição de bens.

Contudo, manifestou a sua solidariedade às famílias que perderam os seus entes queridos e a todos quantos perderam abrigo e outros haveres.

Aproveitou o ensejo para felicitar, o sector da administração da justiça na província do Niassa pelos níveis de desenvolvimento alcançados, na melhoria do atendimento ao público e na celeridade processual, bem assim na implementação do grande Projecto Presidencial – um distrito, um edifício condigno para Tribunal, cujas construções poderão impulsionar a dignidade dos actores da administração da justiça na província do Niassa.

Uma vez que que o lema da cerimónia de abertura do ano judicial é “Juntos no combate ao terrorismo e cremes conexos”, Óscar Basílio, Juiz presidente provincial de Niassa solicitou aos outros que compõem a justiça a criarem única raiz para combater ao terrorismo uma vez que se trata de uma situação internacional. Também a PRM, a SERNIC e Procuradoria a serem coesos para que tenham informação para sustentar ou seja fundamentar a acção.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM