Mansegele celebra Dia Mundial de Terras Húmidas




A Governadora do Niassa, discursou nesta quarta-feira (02), no Bairro de Massengere, arredores da Cidade de Lichinga, aquando da celebração do 02 de Fevereiro, Dia Mundial de Terras Húmidas.

"As terras húmidas desempenham vários papéis importantes, quer para o ecoturismo, possibilitando a observação de vários espécies de aves, bem como, para o meio ambiente, porque ajuda o controlo das cheias, suportando um grande volume de água e a protecção da costa da erosão marinha" - disse a governadora na ocasião.

Quando se fala de terras húmidas, refere-se às áreas pantanosas, como: charcos ou águas, sendo eles naturais ou artificiais, permanentes ou temporários, que normalmente albergam uma grande biodiversidade, tanto em termos de plantas como de animais aquáticos os seja se alimentam daquele.

"É neste contexto que assumimos a questão das terras húmidas na nossa Província como de vital importância, e como prova disso, criamos como ao nível do Conselho Executivo Provincial um viveiro florestal localizado no Posto Administrativo de Lulimile, que contém 19.200 mudas de espécies nativas e exóticas. Para além do reflorestamento de 48.1 hectares degradados, para a mitigação dos problemas ambientais que atentam a biodiversidade" - disse Massengele.

A data, teve como lema da sua comemoração "Acção das zonas húmidas para as pessoas e a natureza", e que este ano é assumida pela primeira vez pelas Nações Unidas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM