Frelimo saúda o desempenho do Conselho de Representação do Estado do Niassa




Os Deputados da Assembleia da República, círculo eleitoral da província de Niassa, saudaram o desempenho do Conselho dos Serviços de Representação de Estado do Niassa para o ano económico findo. 

Os mandatários do povo na magna casa, expressaram esse contentamento no princípio da manhã desta quarta-feira (02.02), em Lichinga, na sala de sessões do Conselho, na presença de membros daquele órgão, durante a apresentação do Relatório Balanço Anual do Plano Económico e Social referente ao ano de 2021.  

Encabeçados pelo deputado Rafael Chande, os representantes da população de Niassa no parlamento moçambicano, louvaram os trabalhos que estão sendo empreendidos para o desenvolvimento da Província, apesar das dificuldades orçamentais.

No entanto, os mandatários do povo levantaram várias questões, de entre as quais, o destaque vai para a observância da estrada que estabelece a comunicação rodoviária entre os distritos de Majune e Mavago que, na época chuvosa, constitui um bico-de-obra para os utentes daquela via, apesar de não ser classificada. 

Um outro aspecto trazido à superfície pelos mandatários do povo, foi o de alegadas cobranças ilícitas para fins de ligação da corrente eléctrica, numa altura em que é gratuita, no âmbito do programa “Energia Para Todos”.

Igualmente, expressaram preocupação em relação aos supostos actos de extorsão que são perpetrados pelos agentes da polícia de trânsito, os quais se posicionam em locais considerados inapropriados e isolados do ambiente público, para extorquir os utentes das vias.

Por sua vez, Dinis Vilanculo, Secretário de Estado na Província, louvou a iniciativa de reunir com aquele grupo de deputados para avaliar aquilo que é o desempenho do órgão que dirige, uma vez que não haver outro espaço para o efeito, senão a partir do Conselho de Ministros e com os mandatários do povo.

Sobre as inquietações arroladas, Vilanculo assegurou aos deputados que o Conselho sob liderança vai sentar e desenhar caminhos viáveis para reverter as mais variadas situações que foram objecto das constatações apresentadas.

De referir que no encontro foi, igualmente, apresentado o documento relativo ao Plano e Orçamento do Órgão de Representação do Estado para o presente ano de 2022.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM