Massengele dirige II reunião de coordenação da Direcção Provincial das Obras Públicas

 


Teve lugar na manhã desta quarta-feira (16/02)  a II reunião de coordenação da Direcção Provincial das Obras Públicas, alargada aos Secretários Permanentes Distritais e Directores dos Serviços Distritais de Planeamento e Infraestruturas na Cidade de Cuamba, Província do Niassa.

Nesta sessão, a Governadora da Província do Niassa, Elina Judite Massengele, procedeu à abertura focando na sustentabilidade das infraestruturas básicas de água e saneamento do meio.

Segundo a Chefe do Executivo Provincial do Niassa, esta reunião, realizou-se num momento em que todas as atenções do executivo, estão viradas no aumento da cobertura do abastecimento de água, um elemento prioritário e vital para o bem-estar das pessoas tanto nas zonas rurais como urbanas.

“Por isso, é fundamental que os debates estejam virados para o acesso à água potável de qualidade e de quantidade, com vista a promover a higiene individual colectiva, com a participação activa das comunidades e do sector privado, visando assegurar a gestão criteriosa da água e a expansão da sua rede de distribuição e tratamento, priorizando a gestão integrada dos recursos hídricos. Daí que, garantimos a continuação na realização de ações que visem a implementação de infraestruturas básicas, contemplando a provisão de condutas para o acesso de água e saneamento do meio", disse  Massengele.

Por seu turno, o Director Provincial das Obras Públicas do Niassa João Elina Tembe Ricotso, disse na sua intervenção que com a realização desta reunião, o Executivo vai dar uma resposta cabal à demanda de serviços de abastecimento de água e saneamento às populações rurais da Província do Niassa.

“Desta forma, garante-se a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da população, no que tange ao acesso à água potável e à provisão de serviços de saneamento seguro, com enfoque na redução de doenças de origem hídrica” - Acrescentou Ricotso.

Por sua vez, para o Administrador do Distrito de Cuamba, João Manguinji afirmou que a área de abastecimento de água e saneamento do meio, o Governo do Cuamba, em coordenação com parceiros de cooperação, tem vindo nos últimos a se preocupar e a se engajar nas acções de expansão da rede de abastecimento de água potável.

“Actualmente a taxa de cobertura de água ao nível do Distrito de Cuamba, ronda em 59% ao servir 158.055 habitantes de um total de 326.575 habitantes, contra 47% habitantes de igual período de 2020, o que corresponde a uma subida em 25%", fez saber Manguinji.

Refira-se que a II Reunião de Coordenação das Obras Públicas do Niassa e seus parceiros de cooperação, realizar-se-á sob lema: "Desenvolvimento Sustentável de Infraestruturas de Água e Saneamento, baseada no Aprimoramento e Domínio de Políticas Sectoriais", e tem como parceiros, a JICA, a Wateraid e as embaixadas da Suíça e Irlanda.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM