Liderança comunitária chamada a sensibilizar a população

A Liderança comunitária da Província de Niassa, a norte de Moçambique, foi chamada, na manhã desta quinta-feira (24/02), a consciencializar a população que dirige, no sentido de abraçar as culturas agrícolas diversificadas para a sua autossuficiência.

A consciencialização foi concebida durante uma reunião de um dia que o Secretário de Estado no Niassa, Dinis Vilanculo, manteve com as autoridades comunitárias provenientes de todos os 16 Distritos de Niassa, evento que teve lugar na sala de grandes eventos do Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica (IFAPA), na Cidade de Lichinga.

Dinis Vilanculo, destacou que a liderança comunitária assume um papel muito preponderante nas comunidades, mormente, na promoção de acções de sensibilização e educação moral e cívica, de modo a chamar a consciência da sociedade sobre a necessidade de diferenciar o bem do mal e o seu impacto na vida individual e colectiva. Também, salientou, na ocasião, que, abraçando as culturas agrícolas diversificadas, as comunidades estarão a lograr resultados decorrentes da produção que possibilitem à venda, assim como manter a segurança alimentar familiar garantida, tendo detalhado que as culturas de rendimento visam permitir a melhoria da qualidade de vida dos produtores, para além de facilitar a compra do material escolar aos educandos.

Aqui, o representante do Estado no Niassa, alertou àquela classe social para assumir uma atitude brilhante e sustentável depois da colheita dos cereais e outros produtos, devendo calcular, ou seja, equacionar os produtos de venda e os que se destinam ao consumo familiar.

O governante, aproveitou a oportunidade para sensibilizar a classe dos líderes no sentido de agudizar a vigilância comunitária para com as pessoas de proveniência e conduta duvidosa, de modo a não facilitar a penetração de terroristas que tiram sono aos compatriotas da vizinha Província de Cabo Delgado.

Vilanculo, atarefou àqueles dirigentes para prestarem atenção e sensibilizar à população que vive nas zonas propensas a inundações a se retirarem para zonas seguras uma vez que, nos últimos meses, fenómenos como ventos ciclónicos e descargas atmosféricas são recorrentes e intensos.

Igualmente, fez saber que o governo no poder tem levado a cabo trabalhos que visam o desenvolvimento das comunidades, com destaque para construção de estradas, de hospitais, de escolas, de tribunais e expansão da rede elétrica.

Por sua vez, a liderança comunitária assegurou ao chefe máximo da Província, que as recomendações dadas serão levadas em consideração e replicadas junto das respectivas áreas de jurisdição, apesar da insuficiência de meios de transporte.

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM