População de Niassa vai conhecer um aumento na produção e produtividade do peixe

 


A população da província de Niassa, a norte de Moçambique, vai, nos próximos momentos, conhecer, um aumento na produção e produtividade de peixe tilapia.

A informação foi avançada na abertura do Seminário de Apresentação do Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura de Pequena Escala (PRODAPE), na província de Niassa, evento realizado na manhã desta quarta-feira, 04 de agosto, na sala de grandes eventos do Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica (IFAPA).

Trata-se de uma iniciativa presidencial, lançada a 28 de Março de 2021, no distrito de Cahora Bassa, na província de Tete, como uma das formas, de entre várias, visando contribuir para a redução da pobreza e melhoria da segurança alimentar e nutricional entre famílias rurais.

O Secretário de Estado no Niassa, Dinis Vilanculo, que procedeu à abertura com todo o mister e vénia, sublinhou que a província que dirige possui um grande potencial para a prática da aquacultura em tanques, em terra assim como para gaiolas flutuantes, condições visíveis pela existência de solos areno-argilosos, espécies nativas cultiváveis, clima favorável, massas de água em abundância e qualidade, como é o caso do Lago Niassa, Amaramba, Chuta e Chirua para cultivo em gaiolas a uma escala comercial.

Numa primeira fase, segundo Vilanculo, o projecto abrange os distritos de Mecanhelas, Lago e Lichinga, regiões com alto potencial para prática da piscicultura em gaiolas e tanques e produção de ração (Lichinga), uma das razões pela qual foram identificados como prioritários nesta fase inicial do projecto.

O governante aponta uma boa expectativa, a curto prazo, com a implementação do projecto e o aumento da produção de peixe, criação de postos de emprego e seja alavancada a actividade da aquacultura na província.

Ainda mercê desta iniciativa, espera-se que no final do período de implementação do projecto, a província desfrute de um sucesso na melhoria de eficiência de cadeia de valores do pescado, e produtos associados através de uma abordagem de desenvolvimento de negócios, aumente o consumo de peixe pelas famílias rurais e urbanas, aumento da produtividade da aquacultura dos pequenos operadores, o que irá melhorar a vida das comunidades de acordo com os resultados esperados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM