Marrupa, Maúa e Nipepe recebem 20% da taxa de exploração de recursos



Os 20 por cento da taxa de exploração dos recursos florestais, alocados às comunidades, no âmbito da responsabilidade das empresas envolvidas, devem impulsionar o desenvolvimento das comunidades dos distritos de Marrupa, Maúa e Nipepe, na província de Niassa.

Foram canalizados recentemente mais de 1.200,000,00 meticais para 18 comunidades dos distritos de Marrupa, Maúa e Nipepe, valor do qual os beneficiários propõem-se em resolver, prioritariamente, as preocupações candentes, como a abertura de novos furos de água, a construção da casa “mãe-espera”, entre várias necessidades consideradas pontuais pelos populares.

Dinis Vilanculo, Secretário de Estado na província de Niassa, que testemunhou as cerimónias de entrega, através de um cheque gigante, realçou que o acto surge como resposta do governo face à preocupação dos 20 por cento da taxa de exploração florestal, não só, mas também fruto da exploração dos recursos naturais dos gestores das coutadas.

Dirigindo-se aos beneficiários e aos presentes, Vilanculo, elucidou que o valor recebido, deve ser aplicado para o interesse das comunidades.

O governante da província de Niassa, usufruiu da oportunidade para sensibilizar a coletividade a vigilancia e colaboracao com as autoridades policiais, em relação às pessoas de má conduta e proveniência duvidosa, de modo a evitar foco de grupos de terrorismo que se instalou na vizinha província de Cabo Delgado.

Importa salientar que o Secretário de Estado na Província, testemunhou a entrega dos valores, no quadro da sua visita de trabalho aos distritos ora referidos, realizada esta semana.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sala de sessões da Assembleia Municipal de Lichinga conta com novos apetrechos

Moçambique: o polo da valorização cultural

Frelimo quer reforçar prevenção e combate à corrupção