Vilanculo defende a pertinência do empreendedorismo para o desenvolvimento do país

 



O Secretário de Estado na província de Niassa Dinis Vilanculo, defende que o empreendedorismo é primordial para dinamizar o desenvolvimento socioeconómico de Moçambique.


Dinis Vilanculo, falava na manhã desta terça-feira (05.07), durante a 1ª Sessão Ordinária do Plenário do Comité Intersectorial de Apoio ao Adolescente e Jovem (CIADAJ), dirigida por ele, na sala de grandes eventos do conselho Municipal da Cidade Lichinga.


O evento tinha como objectivo, medir ou balançar o nível de implementação da política da juventude a vários níveis.


No acto, Vilanculo destacou que a juventude deve pautar pelo empreendedorismo para desenvolver o País, gerando rendas e empregos. 


“Os jovens devem inovar, criar emprego para outros; não basta depender apenas do governo. Queremos ver jovens trazendo resultados visíveis para o desenvolvimento do País” -defendeu Vilanculo.  


Os parceiros, no caso da OIM e a Progresso, que apoiam a camada juvenil em kits e projectos que visam gerar rendas, foram, na ocasião, desafiados a fazer o acompanhamento dos projectos para não resultar em fracasso.


Intervindo por ocasião da realização da 1ª Sessão Ordinária Do Plenário do CIADAJ, Fernando Laisse, presidente do Conselho Provincial da Juventude no Niassa, louvou a iniciativa de criar empregos para a camada que dirige, por entender que reduzem a vulnerabilidade daquele estrato social.


No entanto, solicitou a expansão de projectos em todos distritos no sentido de ver a situação de falta de emprego minimizada por parte da juventude.


Refira-se que este ano, a província de Niassa, através do departamento de juventude e emprego, criou 2.483 novos empregos durante o primeiro semestre, de dentre os quais, 2191 homens e 746 mulheres.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM