“Guerra de Cabo Delgado só pode terminar através de um diálogo”, diz Lucas Mchema




O novo Bispo da Igreja Anglicana da Diocese do Niassa, Lucas Mchema, diz que a guerra em Cabo Delgado só pode passar através de um diálogo entre as partes.


Lucas Mchema, falava numa entrevista, minutos depois de ser consagrado e entronizado como novo Bispo da Diocese de Niassa, acto que teve lugar na mais antiga e histórica Igreja Anglicana, na sede da localidade de Messumba, no distrito de Lago. 


Mchema, destacou que igreja continuará a mobilizar crentes para promover a paz consolidada para que o acto maligno que assola a vizinha província de Cabo Delgado não ganhe muito terreno.


“Para ultrapassar o assunto de Cabo Delgado, precisamos de ter diálogo; não podemos matar um irmão. Hoje é em Cabo Delgado e amanhã, pode ser num outro local. Como moçambicanos, devemos sentar e descobrirmos a origem da guerra, assim como os promotores e sentarmos com eles e ter a melhor solução”, disse Lucas Mchema.


O acto foi dirigido pela sua Graça Dom Carlos Matsinhe, Bispo da Igreja Anglicana em Moçambique e presidente da Comissão Nacional de Eleições no País.


A cerimónia foi igualmente testemunhada pelos bispos de Tanzânia e Malawi, bem como a ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, 


Helena Kida, assim como autoridades governamentais da província de Niassa, com destaque para o Secretário de Estado e a governadora.


Dinis Vilanculo, falando na ocasião, manifestou satisfação por Lucas Mchema assumir as rédeas daquela congregação religiosa, como bom pastor eleito entre Moçambique e Angola, tendo salientado que dirigir uma igreja não é tarefa fácil, uma vez que todos são chamados e poucos são escolhidos.


Contudo, a representante do governo moçambicano, Helena Kida, Ministra de Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, que testemunhou e apresentou a mensagem de apresso, que o novo e quinto bispo deve continuar com o papel histórico que a Igreja Anglicana sempre teve, na divulgação da palavra de Deus, trazendo a reconciliação onde há diferenças.Kida, sublinhou que a Igreja Anglicana de Moçambique, através da missão de Messumba, contribuiu para a libertação do povo moçambicano do julgo colonial.


Refira-se que Lucas Mchema, quinto bispo, sucede no cargo a Dom Sousa, transferido para a vizinha província de Zambezia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM