População de Luaisse vai beneficiar de energia elétrica de qualidade

 


A População da sede da Localidade de Luaisse, no Posto Administrativo de Meponda, no Distrito de Lichinga na província de Niassa, vai, brevemente, beneficiar de energia eléctrica de qualidade.


A informação foi dada a conhecer na manhã desta terça-feira, pelo Secretário de Estado na província de Niassa, Dinis Vilanculo, numa saudação que manteve com a população da sede do Posto Administrativo de Meponda, minutos depois de visitar a mini-hídrica em construção na Localidade de Luaisse.


Dinis Vilanculo, escalou o Posto Administrativo de Meponda, no âmbito da sua visita trabalho de um dia ao Distrito de Lichinga, com o objectivo de monitorar o grau de cumprimento do Plano Quinquenal do Governo de 2020- 2024 e Plano Econômico Social do primeiro semestre do presente ano.


Com capacidade para 479kw, podendo suportar 615 ligações, a energia vai gerar renda nos povoados de Luaisse, Chilovelo e outros, o que vai melhorar a qualidade de vida das comunidades, factor aliado à criação de oportunidades que possam contribuir para a autossustentabilidade dos populares.


A mini-hídrica, foi projectada antes da rede eléctrica nacional chegar à Meponda, cuja está orçada em 337.521.114,57mt, dinheiro dos cofres do Estado moçambicano, no âmbito da iniciativa presidencial, energia para todos.


Salientar que, actualmente, o nível de execução física ronda aos 92 por cento, ao passo que o nível de execução financeira é de 98,62%, o que equivale afirmar que, até finais de Dezembro deste ano, a obra entrará em funcionamento.


Sabe-se, ainda, que actualmente, a empresa responsável pela construção daquele empreendimento energético, depara-se com dificuldades de vistos para a entrada de estrangeiros que integram a mão-de-obra envolvida nos trabalhos, no sentido de terminar com algumas questões técnicas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM