Niassa desenha estratégias para erradicar a malária

 


A Província nortenha de Moçambique, Niassa, desenha estratégias para erradicar a doença endémica denominada malária que, nos últimos seis meses do presente ano, vitimou 103 pessoas.


O desenho de estratégias para reverter o actual gráfico sobre malária no Niassa, é na sequência da província registar uma subida assustadora de casos e mortes da pandemia, de 306.792 casos notificados e 103 mortes no primeiro semestre deste ano, contra 226.792 casos registados com 65 óbitos em 2021, dados apresentados na penúltima sessão ordinária do Conselho dos Serviços de Representação de Estado.


Esses indicadores obrigaram o Conselho dos Serviços de Representação de Estado a convidar todos administradores dos 16 distritos e respectivos directores dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social, parceiros que trabalham na área de combate à malária e sociedade civil, a desenhar mecanismos para erradicar a doença.


Contudo, depois de muitos debates, ficou claro que a província deve juntar esforços com apoio de todos, incluindo os órgãos de comunicação sociais que, através de spotes, programas radiofónicos e reportagens, podem difundir mensagens de sensibilização para o combate à malária.Entretanto,


José Manuel, director do Serviço Provincial de Saúde no Niassa, sublinhou que decorrem acçōes de disponibilização de redes mosquiteiras na primeira consulta pré-natal a mulheres grávidas; diálogos comunitários para mudança de comportamento com relação às medidas de prevenção e tratamento de casos nas unidades sanitárias.


Sem avançar dados numéricos, Manuel fez saber que os distritos de Mecanhelas, Cuamba, Mandimba e Lichinga lideram em casos de malária na província.


Os administradores distritais, foram atarefados para reunir com as lideranças das suas zonas de jurisdição, para juntos combaterem a malária.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM