Mais de uma centena de deslocados internos e de Cabo Delgado em Marrupa já tem acesso a água, saneamento e salas de aulas

 


A Governadora da Província do Niassa Elina Judite Massengele, inaugurou nesta terça-feira (19/07) no Centro de Acolhimento de Deslocados Internos e de Cabo Delgado em Marrupa, um Sistema de Abastecimento de Água e  duas Salas de Aulas, anexas a Escola Primária Completa de Mepelia. 


"As infraestruturas que acabamos de entregar enquadram-se no âmbito de apoio aos deslocados de Mecula e Cabo Delgado pelo fundo da Embaixada da Irlanda no cumprimento da parceria com o Conselho Executivo Provincial do Niassa. E, são frutos da nossa histórica cooperação de irmandade com o povo irlandês, para o alcance das metas da nossa governação para o bem estar da população do Niassa", disse a Governadora na ocasião.


Ainda no local, a dirigente da Província afirmou que as salas de aulas irão reduzir os 2 quilómetros que as 130 crianças percorriam para encontrar uma escola para, para além de acolher os educandos do Sistema de Alfabetização e Ensino de Adultos. 


"Nesta zona de reassentamento, estas salas de aulas vão beneficiar 130 alunos, num total de 24.251 alunos matriculados para o presente ano, contra 22.151 do ano passado, e  são assistidos por 468 professores, sendo 155 mulheres", fez saber a Administradora do Distrito de Marrupa Isabel Fernando Jamisse, aquando da sua intervenção.


O representante da Embaixada da Irlanda no Niassa, Edgar Ussene, afirmou que as infraestruturas fazem parte do fundo que a Irlanda disponibilizou para o cumprimento do plano económico e social. 


Na mensagem dos alunos, os mesmos dizem sentirem-se acolhidos com a construção das infraestruturas, e encarregaram a Governadora do Niassa para fazer chegar a mensagem ao Chefe do Estado Moçambicano Filipe Nyusi, para continuar a mobilizar mais recursos junto da Embaixada da Irlanda e mais parceiros para apoiarem outras crianças que vivem na mesma situação deslocadas. 


Importa referir que na mesma ocasião a dirigente visitou dois tanques piscícolas no âmbito da produção de peixe em cativeiro com vista a melhoria das condições de vida da população local e garantir a sua segurança alimentar e nutricional através do incremento da sua produção. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM