“Independência nacional simboliza a consagração da unidade, identidade e orgulho nacional”, afirma Massengele


Segundo Judite Massengele, Governadora da Província do Niassa, a Independência de Moçambique simboliza a consagração da Unidade, Identidade e do orgulho nacional e representa o marco mais distintivo da soberania, resultante do sacrifício dos moçambicanos.


Elina Judite Massengele, proferiu este seu ideal no Posto Administrativo de Matchedje,  Distrito de Sanga, local histórico onde acolheu o segundo congresso da FRELIMO,  aquando da comemoração dos 47 anos da independência que o país assinalou neste Sábado.


Massengele, lembrou a multidão que se fez presente no local para testemunhar as cerimónias centrais, ao nível da Província de Niassa, dos 47 anos da independência nacional que também coincidiu com a celebração dos 60 anos da fundação da FRELIMO, que durante a luta de libertação nacional muitos compatriotas entregaram-se a libertação de Moçambique e ao longo dos 47 anos da nossa existência como nação livre e independente, despontam todos os dias novos compatriotas que se distinguem entre outros, nas diferentes esferas da vida política, económica e sociocultural.


E, foi neste contexto que no entender da Governadora do Niassa, Elina Judite Massengele, o Estado decidiu condecorar, homens e mulheres moçambicanas, "em reconhecimento dos actos meritórios e únicos que contribuíram para a liberação nacional, aumento da produção nos diversos sectores de desenvolvimento e funcionamento do Estado Moçambicano, como um gesto de manifestação de gratidão pela dedicação.


É de recordar que ao longo destes 47 anos, e agora sob a liderança do Presidente Filipe Nyusi, Presidente da República de Moçambique e do Partido FRELIMO, Moçambique foi, pela primeira vez, eleito Membro não-permanente do Conselho de Segurança ONU. Para Massengele, este facto permite ao País transmitir a sua experiência nos processos de resolução de conflitos, dentro do princípio de problemas africanos, soluções africanas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sala de sessões da Assembleia Municipal de Lichinga conta com novos apetrechos

Moçambique: o polo da valorização cultural

Frelimo quer reforçar prevenção e combate à corrupção