Governo reitera compromisso de envidar esforços para melhoria das condições dos funcionários

 


O Conselho dos Serviços de Representação de Estado na Província de Niassa, liderado pelo Secretário de Estado, Dinis Vilanculo, reitera o compromisso de envidar todos esforços para a melhoria das condições de trabalho de funcionários e agentes do Estado nesta parcela do País.


Dinis Vilanculo, assumiu este compromisso durante o discurso por si proferido, por ocasião da cerimónia do Dia Internacional da Função Pública que hoje se celebra, sob lema “Reforçar a Resiliência da Administração Pública Africana para Apoiar e Facilitar a Realização das Necessidades Nutricionais da África Durante e Pós Pandemia da Covid-19.


Assegurou aos funcionários e agentes do Estado, presentes na sala de grandes eventos do Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica (IFAPA) de Lichinga que o Conselho que lidera será incessante de soluções dos problemas que afectam directa e indirectamente a prestigiada classe de recursos humanos do Estado no País. 


Acrescentou que, nesse momento, está em curso o processo de migração do e-Caf para o Sistema Nacional de Gestão de Recursos Humanos do Estado (e-SNGERHE), que visa valorizar o profissionalismo, a dedicação e o empenho dos funcionários e Agentes de Estado no exercício das suas funções.


Frisou que a data em comemoração deve ser compreendida como um momento de reflexão para o reconhecimento e de incentivo dos avanços da administração pública, como um factor de desenvolvimento, de boa governação e promoção de Estado de direito e democrático.


Contudo, o governante apelou à massa laboral do sector público presente no local, para uma maior entrega, dedicação e profissionalismo no exercício das funções enquanto servidor público, tendo sempre como meta, a satisfação do cidadão.


Igualmente, instou aos mesmos a se distanciarem das práticas corruptas na administração pública, tornando o sector de facto um indicador de boa governação e promoção de Estado de direito e democrático na província, em particular, e do país, em geral.


Entretanto, através de uma mensagem colectiva apresentada na ocasião, os funcionários, comprometeram-se em assumir o papel de forma a corresponder às expectativas de todos os cidadãos, contribuindo na rápida efectivação dos projectos de desenvolvimento, com espírito de transparência, obediência aos procedimentos legalmente instituídos e, sobretudo, na célere tramitação dos processos administrativos.


Os melhores funcionários das diferentes instituições da província, ganharam prémios, com destaque para Jorge André Mcondola, do Instituto Nacional de Accão Social (INAS) de Lichinga.


Recorde-se que o Dia Internacional da Função Pública foi instituído pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e pela União Africana (UA), como forma de reconhecer, enaltecer e saudar a nobre missão dos funcionários e agentes do Estado de servir o cidadão.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM