Governadora Massengele enaltece feitos do treinador José Maria Duarte

 


Elina Judite Massengele, Governadora da Província do Niassa, no âmbito da Iniciativa de reconhecimento das figuras e personalidades que lograram grandes marcos para o actual Niassa, efectuou ontem (14/06), uma visita domicialiária ao ex-futebolista e treinador de futebol, José Maria Duarte.


Zé Maria, é treinador de futebol nível "C" da CAF e exerceu a carreira de treinador de futebol desde o ano de 1978, evidenciando-se como fundador de grandes projectos de formação da área, de onde saíram vários futebolistas de renome em Niassa.


Pelos seus feitos, o governo moçambicano atribuí-lhe a medalha de mérito desportivo em 2015, no âmbito da atribuição de Títulos Honoríficos e Condecorações.


"Estou muito satisfeito, pois é a primeira vez que um/a Governador/a efectua uma visita à minha casa. Esse gesto é muito grande e deu-me vontade de continuar a contribuir para o futebol Nacional. Mas como me encontro doente neste momento, não sei como fazer. Mas se existisse uma possibilidade de ajudar-me em assistência médica, agradeceria" - diss Zé Maria em lágrimas.


Como resposta, a chefe do Executivo Provincial do Niassa, enalteceu o papel importante do Coach na área futebolística e a por tudo que fez, merece que a Direcção Provincial de Juventude e Desportos e Direcção Provincial de Saúde, criem mecanismos para dar assistência médica.


"Mas para já, trouxemos alguns produtos de primeira necessidade para oferecer, cientes de que é pouco, mas acreditamos que possa ajudar com alguma coisa", disse Massengele.


Por sua vez, a Associação Provincial de Futebol, presente na ocasião, representada por Salvador Quira, Secretário Geral da associação, considerou um marco importante para o futebol do Niassa, que faz com que os outros futebolistas, ainda em acção, se inspirem na carreira do Coach Zé Maria.


Zé Maria e as suas duas filhas, agradeceram o gesto nobre da Governadora e pediram para que a iniciativa se estendesse à outras individualidades que fizeram muito por Niassa.


Esta acção concorre para alcançar o ODS1, da Agenda2030MX que é de acabar com a pobreza em todos os lugares, pois, até 2030, Niassa deve garantir que todos os homens e mulheres, particularmente, os pobres e vulneráveis,tenham direitos iguais aos recursos económicos, bem como, o acesso a serviços básicos,propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, herança, recursos naturais,novas tecnologias apropriadas e serviços financeiros, incluindo, as microfinanças.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM