Vilanculo desaconselha o uso de rede mosquiteira para pesca

 


 

Dinis Vilanculo, Secretário de Estado na província de Niassa, aconselha os praticantes da pesca no Lago Niassa em particular e da província em geral a não fazerem uso da rede mosquiteira para pesca.

 

A exortação foi manifestada na manhã deste domingo, 21 de ovembro, no Posto Administrativo de Meponda, no distrito de Lichinga, na celebraçnão do Dia Mundial da Pesca que este ano foi comemorado sob o lema “Gerir a pesca de forma sustentável, para melhor resiliência dos ecossistemas aquáticos e das comunidades pesqueiras”.

 

O governante, aproveitou o ensejo para exortar aos praticantes da pesca, a vários níveis, para que adiram massivamente ao processo de licenciamento das artes de pesca e evitar o uso de métodos não recomendados para a captura do pescado.

 

“A rede mosquiteira é para prevenir a malária e não para artes de pesca”, exortou Vilanculo. Também, fez lembrar que os recursos marinhos também são esgotáveis, pelo que, a sua exploração deve ser racional e sustentável para o garante das espécies existentes e das em vias de extinção, em prol das gerações vindouras.

 

Vilanculo, apelou, por outro lado, a todos para observância de medidas de higiene colectiva e individual para prevenção e contenção de várias doenças de origem hídrica, face a época chuvosa que se avizinha.

 

Igualmente, fez saber que o sector pesqueiro, constitui uma das principais fontes de segurança alimentar e nutricional da população e contribui para economia do País, criando postos de trabalho, gerando renda para os intervenientes da cadeia de valor e proporcionando receitas para o Estado Moçambicano.

 

Reconhecendo a sua relevância, o Governo moçambicano, através do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, vem adoptando políticas e estratégias para impulsionar o desenvolvimento da cadeia de valor da pesca artesanal e da aquacultura de pequena escala, que representa 90 por cento do total da produção do País.

 

Contudo, Carlitos Mabote, delegado provincial da Administração Nacional de Pesca no Niassa, assegurou na ocasião, que a delegação que dirige vai continuar a providenciar insumos pesqueiros para os praticantes da actividade pesqueira.

 

Sabe-se que, o Dia Mundial da Pesca, criado por associações de pescadores, como forma de celebrar a profissão, visa, entre outros, sublinhar a importância deste sector para a economia e desenvolvimento dos países, especialmente, para as comunidades que sustêm desta actividade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Migração digital de televisão cumprida a 100% em Niassa

Isaura Nyusi presta condolências à família da Rainha Achivanjila em Majune

Realizada XVII sessão ordinária do secretariado do Conselho Provincial da OJM